Psicologia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Todos os seres humanos (e inclusive os animais) trazem consigo um impulso agressivo. A agressividade é um comportamento emocional que faz parte da afetividade de todas as pessoas. Portanto, é algonatural e instintivo.
No entanto, a maneira de reagir frente à agressividade varia de sociedade/Cultura, pois cada uma tem as suas leis (umas inclusive agressivas), valores, crenças, etc.. Algunscomportamentos agressivos são tolerados, outros são proibidos.
Nas sociedades ocidentais, bastante competitivas, a agressividade costuma ser aceita e estimulada quando esta vale como sinônimo deiniciativa, ambição, decisão ou coragem. Mas é impedida, reprimida ou punida quando identificada como atitudes de hostilidade, de sentimentos de cólera.
"MEU FILHO É AGRESSIVO...!" Para cada um de nós estafrase tem uma conotação, um significado diferente pois determinado tipo de comportamento pode ser considerado agressivo para uns e não para outros.
Mas afinal, O QUE É SER AGRESSIVO???
Seria qualqueração que pretende danificar algo ou alguém. Geralmente, estes atos agressivos não são a verdadeira expressão de raiva, mas sim desvios de outros sentimentos (como mágoa, a insegurança, etc.) quedevido ao fato da criança não saber como lidar com eles, expressa-os através de atos agressivos.
Agressividade NÃO é traço de personalidade. Portanto, NÃO existem crianças que SÃO agressivas - se digoque "Joãozinho é agressivo", esta agressividade se torna parte dele, da sua identidade/personalidade e isto é falso. O correto é dizer que "Joãozinho cometeu um ato agressivo". Portanto o CORRETO seriadizer que a criança ESTÁ agressiva.
Existem dois tipos de agressividade:
a) INSTRUMENTAL: dirigida apenas para alcançar uma recompensa, não visa acarretar sofrimento ao outro.
b) HOSTIL: tem comoobjetivo atacar/ferir o outro.
Podemos encontrar agressividade: VERBAL: ataca por meio de palavras, e FÍSICA: envolve o ataque físico (corpo).
Dentre os fatores que influenciam a agressividade,...
tracking img