Artigo sobre economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO NO BRASIL










RESUMO

Este trabalho apresenta uma analise socioeconômica do Brasil, apresentando artigos, gráficos e pesquisas atualizadas. É uma pesquisa descritiva e exploratória elaborada a partir dos dados estatísticos disponíveis. Os resultados obtidos indicam que o movimento socioeconômico brasileiro caminha em direção ao desenvolvimento,mas essa realidade ainda esta longe do ponto ideal de chegada.


Palavras Chave: Mercado de trabalho; Estabilidade financeira; Distribuição de renda e Crescimento Econômico.


1 INTRODUÇÃO


O trabalho tem como objetivo abordar uma analise socioeconômica do Brasil, divulgando noticias da realidade econômica nos últimos cinco anos. O crescimento econômico nos dias atuais é avaliadopela sua capacidade de gerar riquezas, mas não deve ser compreendido somente no aumento do capital, mas num conjunto de processos e atividades produtivas. Podendo-se destacar um crescimento sustentável da economia e do mercado de trabalho, aumentando os sindicatos e o poder de barganha por melhores condições trabalhistas, outro fator que contribui para o crescimento econômico é o Programa deAceleração do Crescimento PAC Iremos destacar a estabilidade monetária que se deu a partir do plano real e a distribuição de renda de forma significativa em consequência disso, aumenta o consumo das classes D e E em torno de 100%.


2 MERCADO DE TRABALHO E NÍVEL DE EMPREGO

Em entrevista concedida na edição de nº 87 de dezembro de 2009 ao jornal da Universidade Estadual de Maringá, a Doutora emEconomia Maria de Fátima Garcia, afirmou que com a criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, no governo Castelo Branco, surgiu a primeira mudança significativa nas Consolidações das Leis do Trabalho e então, já no governo Collor, a discussão no setor empresarial de que o país deveria acompanhar a “onda liberal” do mundo. Em paralelo, a inflação brasileira e as taxas de desemprego se avolumam deforma a dificultar o poder de intervenção dos sindicatos que por consequência começa a admitir a possibilidade de flexibilização nas relações de emprego em nome da garantia de emprego. Em suma, da aprovação da CLT na década de 1930 à eleição de Collor sessenta anos depois, há todo um processo de modificação e ampliação de direitos trabalhistas. Com Collor há um crescimento na força do setorempresarial no que tange a intervenção das relações capital x trabalho e há uma intensificação e flexibilização dos direitos trabalhistas com Fernando Henrique Cardoso por meio das privatizações.
Discorre ela ainda que hoje a relação de trabalho formal que, era pertencente à maioria, não ocorre e mesmo dentro do setor formal há o descumprimento dos direitos trabalhistas como o não pagamento de horasextras, por exemplo, e que há total insegurança na realidade do trabalho principalmente que tange às empresas de grande porte e como a terceirização a tendência é que essa insegurança aumente, parecendo que o Estado perdeu a capacidade de gerir as relações de trabalho onde as elites, que são as detentoras dessa gerência, buscam uma completa flexibilização sob um discurso de aumento do nível deemprego o que na realidade não garante o mesmo. Afirmando ser enganoso dizer que a revolução tecnológica interfere no mercado de trabalho porque na verdade o índice de crescimento econômico é quem pode interferir nos níveis de emprego. A maior parte da renda da população é usada para o consumo o que aumenta a necessidade de novos investimentos e consequentemente empregos são gerados. Se a renda nãocircula, traduz o desemprego. Então, a tecnologia não é desempregadora, a estagnação econômica sim.
Enfatiza a Drª que o mercado de trabalho está sempre fazendo novas exigências na medida em que o trabalhador se credencia a atender as atuais o que nos leva a conclusão que manter-se atualizado quanto à essas exigências se trata de “correr atrás de vento”. Ao tempo que a economia cresce, as...
tracking img