Aspectos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ESTACIO DE SÁ - PA
ADM. E MERCADO DE TRABALHO
ATIVIDADETE ESTRUTURADA I










ASPECTOS ÉTICOS DA ADMINISTRAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊCIAS
















MARÇO DE 2012


ASPECTOS ÉTICOS DE UM ADMINISTRADOR
Cada vez mais as empresas tendem a aumentar suas margens de lucratividade, com isso os prazos de entrega se tornam menorese os produtos ou itens ofertados passam a ter um atrativo maior. Um dos maiores responsáveis para o sucesso da empresa é o administrador, com ele a estrutura organizacional definida em princípios, valores, missão e postura ética, essa por sua vez tem uma grande importância na vida de um gestor. Abaixo temos exemplos de ética exercida por um profissional da área administrativa.
1. CÓDIGODE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR
• 3. É o pré-requisito para o pleno exercício profissional e instrumento norteador da conduta moral e profissional da Categoria dos Administradores. Reflete de maneira real a atuação do Administrador no processo de Desenvolvimento do País e da sociedade onde atua.
• 4. VALORES FUNDAMENTAIS busca do bem comum e da realização individual; solidariedade entreos seres humanos; estimulador de novos comportamentos, fundamentado num conceito de ética direcionado para o desenvolvimento. “ No mundo organizacional, cabe ao ADMINISTRADOR preponderante papel de agente de desenvolvimento social.”
• 5. ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR “ Art. 1º O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, a organização ecom a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.”
• 6. DOS DEVERES Art. 1º São deveres do Administrador: “ Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissionalliberal”
• 7. DOS DEVERES “ Manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional” “ Informar e orientar o cliente a respeito da situação real da empresa a que serve”
• 8. DOS DEVERES “ Evitar declarações públicas sobre os motivos de seu desligamento, desde que do silêncio não lhe resultem prejuízo, desprestígio ou interpretação errônea quanto à sua reputação” “ Manterelevados o prestígio e a dignidade da profissão”
• 9. DAS PROIBIÇÕES Art. 2º É vedado ao Administrador: “ Sugerir, solicitar, provocar ou induzir divulgação de textos de publicidade que resultem em propaganda pessoal de seu nome, méritos ou atividades, salvo se em exercício de qualquer cargo ou missão, em nome da classe, da profissão ou de entidades ou órgãos públicos”
• 10. DAS PROIBIÇÕES “Permitir a utilização de seu nome e de seu registro por qualquer instituição pública ou privada onde não exerça pessoal ou efetivamente função inerente à profissão” “ Assinar trabalhos ou quaisquer documentos executados por terceiros ou elaborados por leigos alheios à sua orientação, supervisão e fiscalização”
• 11. DAS PROIBIÇÕES “ Deixar de cumprir, sem justificativa, as normas emanadas dosConselhos Federal e Regionais de Administração, bem como atender às suas requisições administrativas, intimações ou notificações, no prazo determinado” “ Prejudicar, por meio de atos ou omissões, declarações, ações ou atitudes, colegas de profissão, membros dirigentes ou associados das entidades representativas da categoria”
• 12. DOS DIREITOS Art. 3º São direitos do Administrador: “ Apontar falhas nosregulamentos e normas das instituições, quando as julgar indignas do exercício profissional ou prejudiciais ao cliente, devendo, nesse caso, dirigir-se aos órgãos competentes, em particular ao Tribunal Regional de Ética dos Administradores e ao Conselho Regional de Administração”
• 13. DOS DIREITOS “ Exigir justa remuneração por seu trabalho, a qual corresponderá às responsabilidades...
tracking img