Psicologia experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Considerando o que foi estudado na disciplina de Psicologia Experimental, veremos a importância dos trabalhos desenvolvidos por Skinner em comportamento humano, onde simulamos no programa de computador Sniffy, O Rato Virtual, a Caixa Preta de Skinner, para realizar os experimentos em Nível Operante, Reforçamento Contínuo, Extinção, Discriminação e Razão Fixa. Utilizamos os métodosestudados, propondo a aprendizagem com relação ao meio, interagindo com o mundo, apresentando porque muitas vezes nos comportamos de formas diferentes em diferentes lugares.

Palavras-chave: Psicologia Experimental, Skinner, Análise do Comportamento.
















INTRODUÇÃO

A Psicologia do Comportamento surgiu nos Estados Unidos como uma ciência pragmática e utilitarista,propondo compreender o comportamento humano, para previsão e controle.
Nossos estudos se iniciam na compreensão dos Reflexos Inatos, eles fazem parte do indivíduo desde o seu nascimento, serve como uma preparação mínima, para que ele possa se envolver com o seu ambiente e até mesmo para sua sobrevivência, por exemplo, um bebê já nasce com o aparelho pronto de sucção para se alimentar, sem que alguém oensine após o nascimento.
Um conceito importante da Psicologia do Comportamento, é o Comportamento Reflexo, que significa uma relação entre estímulo e resposta, envolvendo sempre um organismo e seu ambiente. Para tanto, é necessário compreender que estímulo, é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente, que vai eliciar (provocar) a resposta, ou seja, a mudança no organismo.
Podemos mensuraro reflexo, quantificando a intensidade do estímulo e magnitude da resposta, por exemplo, o som é medido em decibéis, um choque é medido em volts, o calor é medido em graus.
Após experimentos, os primeiros cientistas comportamentais, descobriram algumas leis do reflexo. A primeira que veremos, é a Lei da intensidade-magnitude, onde quanto mais forte for o estímulo, maior será a força da resposta,por exemplo, ao acordarmos, quanto mais forte for o raio solar, maior será a contração da nossa pupila. A segunda lei é a Lei do limiar, onde se deve existir um mínimo e máximo para se eliciar uma resposta, por exemplo, para a contração da pupila, se a luz estiver muito fraca, não ocorrerá a contração, portanto, está abaixo do limiar mínimo. A Lei da Latência, é o tempo decorrido entre o estímuloe a resposta, onde quanto maior a intensidade do estímulo, maior será a duração da resposta, por exemplo, quanto mais alto for um barulho, mais rápido haverá contrações musculares, caracterizando um susto.
A Habituação e Potenciação, são os efeitos de eliciações sucessivas da resposta, ou seja, o organismo fica habituado a elas. Ocorre a Habituação quando a magnitude da resposta diminui, porexemplo, ao cortarmos cebolas, há lacrimejação, após cortarmos mais cebolas, nos habituamos, e diminui a quantidade de lacrimejação. Já a Potenciação ocorre quando há o aumento da magnitude da resposta.
Nascemos preparados para ter algumas respostas emocionais, e a emoção é uma resposta reflexa à estímulos ambientais, tais como: medo, raiva, alegria, tristeza. Geralmente a emoção diz respeito àfisiologia do organismo.
Ivan Petrovich Pavlov, um fisiologista russo, influenciado por Charles Darwin, iniciou os seus experimentos em cães, estudando o reflexo da salivação. Através desse experimento, pôde descobrir os Reflexos Condicionados, onde um estímulo neutro que irá provocar por aprendizagem e emparelhamento uma resposta reflexa adquirida. No estudo com cães, Pavlov condicionou o cão, aoouvir o som, passar a eliciar a salivação, onde, o estímulo incondicionado (US) é o alimento, a resposta incondicionada (UR) é a salivação, o estímulo condicionado (CS) é o som, e a resposta condicionada (CR) é a salivação.
Através dos estudos de Pavlov, John Watson, fez experimentos para poder utilizar o método de Condicionamento Pavloniano, nos estudos das emoções, já que os organismos...
tracking img