Psicologia experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um pouco de Psicologia experimental

Raquel Menezes
Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais do comportamento humano. Como sua base inicial é a filosofia, muitas vezes esta ciênciaserve como pilar para o pensamento de Descartes, Bergson e Kant. O reconhecimento de sua legitimidade como ciência se dá a partir do trabalho Wilhelm Wundt, primeiro psicólogo e fundador da Psicologiamoderna, cujas bases de trabalho são estruturalistas.

Depois do Estruturalismo, os estudos psicológicos passam a ser funcionalistas, sendo William James o principal estudioso desse segmento. Emseguida, o Behaviorismo, influenciado por teorias sobre o comportamento e a fisiologia animal, passa a ser a escola de pensamento mais atuante. Serão ainda modelos de escola o Formalismo, o Humanismo, aPsicanálise, o Cognitivismo e ainda a Psicologia do indivíduo, de Alfred Adler, a Psicologia analítica, de Jung, e as teorias relacionadas às psicologias social, introspeccionistas e fenomenológicas.Sendo assim, não se pode pensar em Psicologia, mas sim em Psicologias.

Como já foi dito, a Psicologia era um ramo da Filosofia, o que a caracterizava como uma ciência, digamos assim, menor, já quenão era uma unidade independente. Para tentar se desligar da Filosofia, a Psicologia se aproxima das ciências experimentais (Biologia, Química e Física). O acolhimento dos métodos científicosexperimentais tornou a Psicologia uma ciência organizacional e mecânica, até tornar-se independente, com o Estruturalismo de Wundt. Com o passar do tempo, até os dias de hoje, sob a influência ainda daFilosofia e das ciências mais exatas e experimentais, a Psicologia atua entre um movimento interpretativo e um lado mais propriamente científico. Desse modo, observamos que a Psicologia oscila entre duascorrentes: uma mais filosófica, que se vale de modelos explicativos hermenêuticos, e uma mais científica, tendo como modelo as Ciências Naturais, como é o caso do Behaviorismo, por exemplo.

A...
tracking img