Psicologia experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II
Aristotelina Araújo
Francineide Rocha
Universidade Nilton Lins

O seguinte relatório é referente a um experimento laboratorial feito por alunos do curso de psicologia da Universidade Nilton Lins estando sobre supervisão da orientadora Alessandra Pereira. O experimento propõe a acessibilidade de análise do comportamento a partir da vertente etológica.Na aprendizagem por condicionamento clássico ou respondente, destacam-se: Ivan Petrovictch Pavlov, Edward Lee Thorndike, John B. Watson, e na aprendizagem por condicionamento operante destacam-se: Edward Chace Talman, Edwin Ray Guthrie, Clark Leonard Hull e Burrhus Frederick Skinner.
Segundo as concepções de Ivan Petrovictch Pavlov (apud SCHULTZ, 2011) a aprendizagem se desenvolve através darelação estímulo e resposta. Pavlov formulou sua teoria do reflexo, em três aspectos indissociáveis:
* A espécie animal responde aos estímulos do ambiente de forma incondicionada;
* É possível condicionar a resposta a partir de estímulos neutros, modificando o comportamento incondicionado;
* Os estímulos neutros passam a serem estímulos condicionados.
Segundo Ivan Petrovictch Pavlov (apudDAVIDOFF, 2001, p. 168) “uma vez que uma resposta condicionada tenha sido adquirida, pode prever a sua persistência enquanto o estímulo condicionado estiver associado, pelo menos parte do tempo, ao estímulo incondicionado”.
Já Edward Lee Thorndike (apud SCHULTZ, 2011), elaborou uma teoria objetiva e mecanicista da aprendizagem, que se concentra no comportamento manifesto. A teoria de Thorndikebusca a experimentação do efeito das recompensas e punições sobre a resposta dada a um determinado estímulo, formulou sua teoria do conexionismo para explicar o modo pelo qual os organismos estabelecem associações entre situações e respostas.
De acordo com as idéias de Edward Thorndike (apud SCHULTZ, 2011), o comportamento animal é estabelecido por associações onde determinada situação se alcançaa tendência de respostas. Thorndike conseguiu obter essas conclusões através de seus experimentos com a caixa-problema, onde ele passou a observar o comportamento e a aprendizagem dos animais que ali eram colocados. O teórico utilizou algumas técnicas para registrar dados comportamentais dos animais submetidos à experiência, tais como: número de comportamentos incorretos, o tempo de associação ea quantidade de respostas satisfatória do animal.
Eduard Lee Thorndike (apud SCHULTZ, 2011, p. 239) escreveu sobre uma tendência de resposta em que “gravar” ou “apagar” acontecia de acordo com o êxito ou o fracasso das consequências.
Suas pesquisas o fizeram chegar à conclusão de que a aprendizagem era baseada na repetição das tendências de respostas que levam o animal ao seu êxito, ou seja, aesse tipo de aprendizagem Thorndike nomeou de aprendizagem por tentativa-e-erro. Ele também apresentou duas leis de aprendizagem. Mostrou suas idéias sobre “Lei de efeito” — os atos que produzem satisfação em determinada situação tornam-se associados a ela; quando a situação se repete, o ato tem tendência a ocorrer. E a outra foi sobre a “Lei do exercício” — quanto mais um comportamento é realizadoem determinada situação, mais forte se torna a associação entre o comportamento e situação.
John B. Watson (apud DAVIDOFF, 2001) desenvolveu sua teoria do comportamento utilizando sujeitos animais e humanos em suas experiências, a sua teoria teria os seguintes pressupostos:
* O comportamento compõe-se de elementos de resposta e pode ser cuidadosamente analisado por métodos científicos,naturais e objetivos;
* O comportamento compõe-se inteiramente de secreções glandulares e movimentos musculares; portanto, é redutível a processos físico-químicos.
* Há uma resposta imediata, de alguma espécie, a todo e qualquer estímulo eficaz, toda resposta tem alguma espécie de estímulo. Assim, existe no comportamento algo de objetivo que determina a causa e efeito;
* Os processos...
tracking img