Psicologia experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O trabalho que se apresenta ao longo das páginas seguintes, põe termo a um longo, trabalhoso e árduo estudo. É um produto exigido para a concretização da unidade curricular de Psicologia Experimental e pretende averiguar os conhecimentos e competências adquiridas pelos alunos quer ao nível da componente teórica, quer ao nível da componente investigativa / prática.
Os temas eleitospara este trabalho dizem respeito à depressão, ansiedade e stress que são, talvez, temas muito em voga actualmente. São temas que normalmente se relacionam entre si, porém apresentam particularidades que permitem a sua distinção. Os sintomas são inespecíficos, porém o humor deprimido e ansioso, a insónia, o desconforto, a insatisfação, a irritabilidade, ou mesmo a dificuldade de concentração, sãosintomas de uma associação entre a ansiedade, depressão e ainda um estado de excitação e tensão constantes com um baixo nível de resistência à decepção e desilusão.
Com este trabalho pretende-se explorar como a depressão, a ansiedade e o stress se manifestam em agentes de segurança, sobretudo em agentes da Polícia Marítima e em agentes da Polícia de Segurança Pública. Pretende-se avaliar ouidentificar o nível, ou seja, o grau de intensidade.
Sabe-se que a depressão é do ponto de vista fenomenológico diferente de ansiedade e/ou pânico, embora seja um pouco difícil a sua dissociação, uma vez que a ansiedade encontra-se associada aos sintomas de depressão (Pais-Ribeiro, J., Honrado, A., & Leal, I., 2004). A depressão diferencia-se das normais mudanças de humor pela gravidade e permanênciados sintomas (DSM-IV-TR, 2006).
A depressão é diagnosticada pela presença de sintomas que se manifestam de forma variável em termos de intervalo temporal, da frequência e da sua intensidade. Todos nós temos a percepção que os sintomas mais recorrentes são as variações de humor, a ausência de afecto positivo, perda de auto-estima, motivação e percepção de baixa probabilidade de alcançar objectivosde vida significativos, assim como outros pensamentos negativos e até mesmo suicidas, distúrbios no sono, falta ou excesso de apetite, (Rodrigues, 2000).
A depressão é muito frequente na sociedade actual tendo tendência a aumentar à medida que esta se vai tornando menos humana. Caracteriza-se por um acentuado desinteresse pela vida, falta de vontade de viver, por vezes existem medos seja emenfrentar algo, ou até mesmo o medo de vida ou de enfrentar alguma situação da vida. Pode ainda resultar de uma desorientação da pessoa face a alguns objectivos devido a falta de motivo para viver; pode levar ao suicídio ou a uma incapacidade de funcionar quer física como mental (DSM-IV-TR, 2006).
As escalas de avaliação da gravidade da depressão podem ser: a) de auto-avaliação, sendo destas as maisutilizadas a Analógica Visual do Humor, o Inventário de Depressão de Beck e a Escala de Depressão de Zung; b) de heteroavaliação, tais como a Escala de Avaliação da Depressão de Hamilton e a Escala de Avaliação da Depressão de Montgomery-Åsberg, dentre inúmeras outras e, c) mistas, isto é, aquelas que envolvem auto e heteroavaliação (por exemplo, a Escala de Avaliação da Depressão de Três Dimensõesde Raskin e Escala de Depressão de Wechsler). As escalas de avaliação de depressão diferem quanto a: a) abrangência das diferentes categorias de sintomas associados ao humor depressivo, tais como: cognitivos, vegetativos ou somáticos, ansiosos e psicomotores; b) sensibilidade às mudanças do quadro clínico, relevantes para o acompanhamento da eficácia das diversas modalidades terapêuticas (Calil,H. M., & Pires, M. L. N., 1998).
A ansiedade está entre os transtornos psiquiátricos mais frequentes na população. Os sintomas também são muito comuns podendo ocorrer em qualquer pessoa e em qualquer faixa etária (Andrade & Gorenstein, 1988).
Pode definir-se ansiedade como uma indisposição profunda quer ao nível psíquico, como físico; caracteriza-se por um nervosismo constante, nomeadamente,...
tracking img