Psicologia evolutiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA EVOLUTIVA

Psicologia Evolutiva trabalha com a mudança ao longo do tempo, tratando da conduta humana, tanto dos aspectos visuais e externos quanto nos internos e não diretamenteperceptíveis.
Têm caráter normativo ou seminormativo:
* Caráter Normativo, significa que os processos estudados pela psicologia são aplicáveis a todos os seres humanos ou a grande grupos deles.
*Normativos ou Seminormativos refere-se mais as transições evolutivas e aos processos de desenvolvimento do que aos conteúdos concretos.
Em oposição aos fatos normativos, os fenômenos idiossincrásicos serefere ao que é próprio de determinados indivíduos, sem que possa considerar que caracterizam a todos eles ou a grupos importantes.
Psicologia evolutiva é a disciplina que se dedica ao estudo dasmudanças psicológicas que, em uma certa relação com a idade, ocorrem nas pessoas ao longo do tempo do seu desenvolvimento, isto é, desde a sua concepção até a morte.
Período do desenvolvimento humano:* Primeira Infância (zero a dois anos);
* Dos anos da educação infantil (dois a seis anos);
* Dos anos do ensino fundamental (seis a doze anos);
* Da adolescência (até o final dasegunda década devida);
* Da maturidade (aproximadamente a partir dos vinte anos até os sessenta e ou setenta anos);
* E da velhice (a partir de, aproximadamente, sessenta e cinco a setenta anos).ANTECEDENTES REMOTOS DA PSICOLOGIA EVOLUTIVA
J. Locke (1632-1704) foi o indicador das posições filosóficas conhecidas com o nome de empirismo. Suas principais ideias é que as crianças nascem semconteúdos psicológicos nem espirituais: nem idéias inatas, nem tendências inatas a se portar de uma ou de outra maneira.
A educação passa a ser fundamental, sendo este um tema sobre o qual Locketinha idéias claras e que poderíamos considerar modernas hoje: muito mais do que com o castigo e ameaças, educa-se com instrução paciente, a correção afetuosa, o bom exemplo e a avaliação positiva das...
tracking img