Psicologia evolutiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Psicopata sob o prisma da Psicologia Evolucionista


Adalberto Tripicchio MD PhD
psiquiatra forense





Resumo
O principal objetivo do presente artigo é discutir a abordagem evolucionista da Psicopatia, ou Transtorno de Personalidade Anti-Social (TPAS). São abordados os principais argumentos desenvolvidos no âmbito da Psicologia Evolucionista que tentam evidenciar o caráteradaptativo deste transtorno num ambiente primitivo de interação social. Ao longo do artigo, são enfocados os principais pressupostos vinculados ao paradigma evolucionista e suas implicações na compreensão filogenética de um dos transtornos que mais amplamente demanda análises e investigação na esfera da Psicoclínica. São também discutidas algumas adequações e inadequações do citado modelo e seu valorexplanatório para a compreensão da atual prevalência da Psicopatia.
[pic][pic][pic]Observação
Quando se usa somente o termo psicopata, corresponde, na Classificação de Kurt  Schneider, ao psicopata sem sentimento, ou frio de ânimo, que não elabora uma Escala de Valores - éticos, estéticos, lógicos e religiosos -. O psicopata também é chamado de Personalidade Psicopática (PP), de [Transtorno de]Personalidade Anti-Social, de Sociopata, de Moral Insanity. Não confundir com a Pseudo-Personalidade Psicopática (PPP), que corresponde ao Encefalopata lato sensu que, em geral, nas neuroimagens apresentam graves lesões encefálicas, além de distúrbios de conduta, agressividade, elementos da constelação epiléptica, estigmas degenerativos de encefalopatia descritos por Carl Schneider, alteração deinteligência: a inteligência seletiva. A inteligência do  verdadeiro psicopata não apresenta nenhuma alteração detectável.
Introdução
O estudo do psicopata tem, conforme salienta Salekin1, sido objeto de um grande número de considerações teóricas e empíricas desde que Phillippe Pinel introduziu o termo há aproximadamente duzentos anos. Nas últimas décadas, entretanto, um considerável número depesquisas vem contemplando suas variáveis fisiológicas, cognitivas, além de uma possível base genética para a sua ocorrência. Achados recentes têm possibilitado o surgimento de novas concepções etiológicas relacionadas à manifestação do transtorno, bem como alguns entendimentos sobre a sua filogênese.
De um modo bastante específico, este artigo contempla a compreensão filogenética do psicopata. Partede uma revisão sistemática de uma série de artigos indexados no PsycINFO, publicados entre 1984 e 2006 sobre tal temática, bem como de algumas obras já traduzidas para a Língua Portuguesa. Procura, de forma sintética, elucidar alguns aspectos essenciais que caracterizam esse novo paradigma científico no campo das investigações psicológicas, explicitando o modo como tais aspectos estão sendorelacionados com diferentes pesquisas voltadas para a psicopatia. Também faz parte do objetivo do presente artigo tecer comentários sobre o valor explanatório desse modelo que, por sua vez, vem alcançando uma progressiva repercussão diante dos diferentes estudos que contemplam o transtorno analisado.
Com base em outros estudos sobre a psicopatia, o artigo procura problematizar os principais pontosenfatizados pela Psicologia Evolucionista a respeito dos aspectos filogenéticos relativos à manifestação do próprio transtorno. Uma abordagem desse tipo pode contribuir para o avanço das pesquisas sobre a psicopatia, que têm evidenciado, cada vez mais, a necessidade de uma convergência de análises para melhor explicar os aspectos etiológicos e clínicos do mesmo
Principais características do PsicopataDe acordo com o DSM-IV-TR2, a característica essencial do psicopata é um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos alheios, que inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta. O referido manual explicita também o fato de que o diagnóstico para esse transtorno deve levar em consideração a existência de pelo menos três critérios que, de forma sintética,...
tracking img