Psicologia elementar na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Psicologia Elementar
Título:Psicologia na escola
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo entrevistar um psicólogo atuante na área da educação e analisar criticamente as respostas dadas pelo mesmo.
Justificativa:
Através da elaboração de perguntas seguidas das respostas de um psicólogo e da nossa análise crítica, nos foi possível entender e aprofundar nossos conhecimentos no que serefere à disciplina de Filosofia Elementar e que muito contribuirá na nossa prática docente.
Introdução:
Entrevista realizada com a Psicóloga: Paola Kolberg – Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – 2007. Atua na escola: Cinco Estrelinhas Escola de Educação Infantil há 2 anos. Atuando com as crianças e na formação continuada dos professores.
Desenvolvimento:
1) Aoobservares as características das escolas de Psicologia: Psicanálise, Gestalt e Behaviorismo, qual a que mais te influencia quando na tua prática pedagógica?
Minha orientação de trabalho é psicanalítica, portanto nas minhas aulas, procuro apresentar aspectos desta linha teórica.
Análise: A educadora trabalha usando a teoria psicanalítica, ou seja, analisa usando a interpretação de fatos esentimentos guardados no íntimo de seus educandos. Desta forma desnvolve o autoconhecimento dos mesmos.
2) As teorias de Freud são e continuarão sendo estudadas e aplicadas durante as práticas educacionais. No que se refere ao estudo dos mecanismos de defesa (repressão, negação, racionalização, formação reativa, projeção e regressão) quais são mais evidentes entre seus alunos, quando em momentos de aula?Podemos observar o fenômeno de negação quando os alunos esquecem de realizar seus trabalhos, deveres de casa, assim como, quando no dia da prova o aluno comenta ter esquecido de estudar. A projeção aparece através de afirmações habituais, tais como: “a professora que me deu nota baixa” ou “a professora que não sabe explicar bem a matéria”.
Análise: Também é possível compreender os aspectos derepressão. Alunos que durante sua educação familiar foram reprimidos em determinados situações e que são expostos em situações semelhantes em sala de aula é comum se comportarem da mesma forma. Por exemplo: Dificuldade de expor sua opinião.
Perceber estes aspectos em nossos alunos é fundamental para contribuirmos no seu crescimento como indivíduo e também nos capacita entender o porquê de certasatitudes.


3) Desenvolver-se significa estar apto em vários aspectos. A teoria do desenvolvimento considera 4 etapas importantes e fundamentais. O aspecto intelectual, aspecto físico-motor, aspecto afetivo-emocional e aspecto social. Durante a sua prática em sala de aula, como você percebe estas etapas?
Para que o aluno possa realizar as atividades propostas em aula é fundamental que eletenha equilíbrio nestes “setores”. Se ocorreu ou ocorre, por algum motivo, uma parada ou atraso em algum destes aspectos, é provável que o aluno apresente uma dificuldade importante. Nesse sentido, ao perceber essa atrapalhação do aluno, a professora deve poder acolhê-lo e buscar meios de melhor compreender seu problema. Se for algo no contexto emocional (menor interação com os colegas, separação dospais, morte de familiares, entre outros) deve-se fazer o encaminhamento para o setor soe sop da escola. Sendo uma dificuldade no processo de aprendizagem, procurar entender o porque, verificar a capacidade da criança e, até mesmo, sua condição de visão, audição, etc. Alguma dificuldade na motricidade deve-se poder oferecer novas modalidades de trabalhos para desenvolver tal habilidade pendente.Cabe lembrar que o ambiente de convivência deve ser de acolhimento e cuidado.
Análise: Concordo e percebo a coerência da psicóloga ao trabalhar e dar importância a todos os aspectos do desenvolvimento, pois sendo seu método de trabalho a psicanálise, não poderia ser diferente, por este enfatizar de forma relevante a afetividade.
4) Muito se fala em Moral e Social. No que se refere ao processo...
tracking img