Psicologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA



Conceito Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.
O comportamento e a experiência do homem observado e descrito pelos filósofos gregos eram vistos como resultado das manifestações da alma.A psicologia ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX.
A psicologia não é hoje apenas a ciência da alma, mas também do comportamento e da experiência, pois corpo e mente não é separado e um exerce influência sobre o outro.
Dentro da psicopatologia existem as personalidades desviantes, com comportamentos inadaptáveis, outro objeto de estudo da psicologia.
Considerada como áreassociais ou humanas a psicologia é uma ciência também da área médica, e é estudada em métodos quantitativos e qualitativos. Estuda os processos psíquicos que originam os comportamentos.
As questões estudadas pela psicologia estão relacionadas à personalidade, aprendizagem, motivação, memória, inteligência, funcionamento do sistema nervoso, comunicação interpessoal, desenvolvimento, comportamentosexual, agressividade e comportamento em grupo.



Reforma Psiquiátrica



A reforma psiquiátrica pretende modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental, eliminando gradualmente a internação como forma de exclusão social. Este modelo seria substituído por uma rede de serviços territoriais de atenção psicossocial, visando a integração da pessoa que sofre de transtornosmentais à comunidade.!
A rede territorial de serviços proposta na pela Reforma Psiquiátrica inclui centros de atenção psicossocial (CAPS), centros de convivência e cultura assistidos, cooperativas de trabalho protegido (economia solidária), oficinas de geração de renda e residências terapêuticas, descentralizando e territorializando o atendimento em saúde, conforme previsto na Lei Federal queinstitui o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Esta rede substituiria o modelo arcaico dos manicômios do Brasil. A reforma psiquiátrica a desativação gradual dos manicômios, para que aqueles que sofrem de transtornos mentais possam conviver livremente na sociedade. Ocorre que muitos deles sequer têm nome conhecido, documentos, familiares, dificultando a reinserção social. Também não possuemacesso aos benefícios sociais oferecidos pelo Estado, como a aposentadoria e auxílio-doença.


Psicose

Conceito :
É um distúrbio do TT (tipo temperamental), vindo a causar um comprometimento global da personalidade.(vale a pena colocar a figura, indicando TT!!!) São pessoas portadoras de deficiência psíquica, que não conseguem viver em sociedade.

Causas :
- Herança constitucional: otranstorno pode ser suas origens na constituição genética. É o conceito de herança psicogenética.
- Tóxicos, alcoolismo
- doenças venéreas
- trauma craniano

Evolução :
A psicose não tem cura definitiva. A ingestão de remédios provoca a estabilização da doença que, entretanto, pode voltar a se manifestar, em surtos de cada vez maior intensidade.

A psicose é marcada por fases de delírios ealucinações,(estágios lúcidos/críticos) durante os quais a pessoa pode desenvolver estados de dupla personalidade inconscientemente, ou seja, a própria pessoa não sabe que tem esta dupla personalidade. Quem conhece o filme, vale a pena comentar!!!

Interesse Jurídico :
Valem as mesmas considerações sobre capacidade penal e civil feitas no tema oligofrenia.

Esquizofrenia:Particularidade ou espécie da psicose que ocorre quando existe um transtorno na parte psíquica (TT). Um exemplo de esquizofrênico é o altista.

Espécies:

catatônico: sintomas motores. Dor no corpo é o sintoma predominante quando começam as crises.
Hebefrênico: condutas imprevisíveis.
Paranóide: delírios e alucinações
Simples: herança ou distúrbio. A característica marcante é a afetividade....
tracking img