Psicologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia do Trabalho II
ESTUDO DIRIGIDO DOS CAPÍTULOS 1 E 3 DO LIVRO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES, DE REIS (2008)


1) Recentemente você participou de um grande Congresso na área de RH, o CONVIRH. Lá, você conheceu outros gestores de RH, que também participaram com o intuito de agregar conhecimentos e alcançar melhores posições no mercado. Quando estava voltando para casa, você se sentiubem, pois percebeu que fazia parte de um grupo. Existem três grupamentos principais que representam diferentes papeis: incorporados passivamente, que buscam autonomia, e relacionados à compartilhar. A qual grupamento correspondente às pessoas com quem se identificou no Congresso?Justifique sua resposta:

R: O grupo pelo qual me identifiquei corresponde ao incorporados passivamente, pois o mesmo temcomo característica, agregar conhecimentos e alcançar melhoras no mercado de trabalho, e neste congresso a pretensão de todos era exatamente essa, por isso me incluir nesse grupo.

2) Um conceito superficial de grupo é aquele que diz que Grupo é um conjunto de pessoas com um objetivo comum. Após a leitura do texto, qual é a melhor definição de GRUPO que você é capaz de apresentar? Cite umexemplo de um grupo que participa/participou e justifique:

R: Existem vários tipos de grupo, sendo assim não há como formar uma definição especifica, mas a meu ver um grupo é formado quando as pessoas têm objetivos em comum, afinidades e de certa forma as pessoas que constituem o grupo, pensam e agem de forma parecida, tendo responsabilidades e cientes que qualquer atitude negativa pode prejudicarnão só a ela, mas sim todo o grupo. Como exemplo cito o grupo de trabalho no qual me relaciono no ambiente escolar, todos tem afinidades, objetivos em comum
(concluir o trabalho com êxito) e todos sabem que se um falhar todos serão prejudicados.

3) Relembrando a atividade realizada em sala do “quebra-cabeça”, responda:
a) Houve trabalho individual durante a realização da tarefa?Justifique:R: Sim, a principio os participantes não tiveram a percepção de que aquela para ser concluída, teria que ser em grupo.

b) Quando o trabalho passou a ser em grupo? Justifique

R: O trabalho passou a ser em grupo quando um dos participantes precisou de uma peça do quebra-cabeça que estava com outra pessoa, aí ele perceberam que para concluir a tarefa, um precisava do outro, tornado assim otrabalho em grupo.



4) Qual a diferença entre grupos formais e informais? Exemplifique cada um:

R: Grupos formais são aqueles que são definidos na estrutura organizacional e as distribuições de tarefas são feitas de acordo com o interesse da organização, já os grupos informais as pessoas assumem compromissos nem sempre previsto pela organização onde tais grupos se instalam. Pode-se descrevercomo grupo formal, uma equipe de vendas que tem como objetivo em comum a venda de suas mercadorias, obtendo o maior lucro possível.Já grupo informal, podemos citar os trabalhadores autônomos que agem por conta própria, assumindo todos os compromissos e responsabilidades.

5) Dê um exemplo de força-tarefa, de grupo e de tripulação:

R: Força-tarefa: Uma unidade militar temporária, criada pararealizar uma operação ou missão específica.

Grupo: Grupos de estudos – ativos em conteúdos e produções

Tripulação: Equipe que realiza de manutenção da companhia aérea Gol

6) Você trabalha numa empresa de Construção Civil que está prestes a realizar um desafio: reconstruir um estádio de futebol para Copa de 2014. Você deverá formar uma equipe muito especial, com engenheirosespecíficos da área de civil, encarregados, mestre de obras, pedreiros e ajudantes muito especiais para esta atividade específica. Caracteriza este grupo quanto à temporalidade e justifique sua resposta:

R: A equipe a ser formado para reconstrução do estádio, será temporaria, pois a mesma, vai ser criada com o intuito apenas da reconstrução e quando tal propósito for alcançado ou cumprido essa...
tracking img