Psicologia dependente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade Dependente

por Dra. Shirley de Campos em 2004-06-12

Transtorno da Personalidade Dependente

Características Diagnósticas

A característica essencial do Transtorno da Personalidade Dependente é uma necessidade invasiva e excessiva de ser cuidado,que leva a um comportamento submisso e aderente e ao medo da separação.
Este padrão começa no início daidade adulta e está presente numa variedade de contextos. Os comportamentos dependentes e submissos visam obter atenção e cuidados e surgem de uma percepção de si mesmo como incapaz de funcionar adequadamente sem o auxílio de outras pessoas.
Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Dependente têm grande dificuldade em tomar decisões corriqueiras (por ex., que cor de camisa usar para irpara o trabalho ou se devem levar o guarda-chuva) sem uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento da parte dos outros (Critério 1).
Estes indivíduos tendem a ser passivos e a permitir que outras pessoas (frequentemente uma única pessoa) tomem iniciativas e assumam a responsabilidade pela maioria das áreas importantes das suas vidas (Critério 2). Os adultos com este transtornotipicamente dependem de um dos pais ou do conjuge para decidir onde devem viver, que tipo de trabalho devem ter e com que vizinhos devem fazer amizade. Os adolescentes com o transtorno podem permitir que os seus pais decidam o que devem vestir, com quem devem sair, como devem passar seu tempo livre e que faculdade devem frequentar. Esta necessidade de que os outros assumam a responsabilidade extrapolaos pedidos de auxílio adequados à idade e à situação (por ex., as necessidades específicas de crianças, pessoas idosas e pessoas deficientes).
O Transtorno da Personalidade Dependente pode ocorrer num indivíduo que possui uma séria condição médica geral ou deficiência, mas nestes casos a dificuldade em assumir responsabilidades deve ir além daquela que normalmente estaria associada a estacondição ou deficiência.
Como temem perder o apoio ou aprovação, os indivíduos com Transtorno da Personalidade Dependente muitas vezes têm dificuldade em expressar discordancia de outras pessoas, especialmente aquelas das quais dependem (Critério 3). Estes indivíduos sentem-se tão incapazes de funcionar sozinhos que preferem concordar com coisas que consideram erradas, a arriscarem à perda daajuda daqueles em quem procuram orientação. Eles não ficam zangados quando seria adequado com as pessoas cujo apoio e atenção necessitam, por medo de afastá-las. Se as preocupações do indivíduo relativas às consequencias de expressar discordância são realistas (por ex., temores realistas de retribuição de um conjuge abusivo), o comportamento não deve ser considerado uma evidência de Transtorno daPersonalidade Dependente.
Os indivíduos com este transtorno têm dificuldade em iniciar projetos ou fazer coisas de maneira independente (Critério 4). Carecem de autoconfiança e acreditam que precisam de auxílio para iniciar e realizar suas tarefas. Esperam que os outros "dêem a partida", por acreditarem que, via de regra, os outros sabem fazer melhor. Estes indivíduos têm a convicção deserem incapazes de funcionar de modo independente e apresentam-se como ineptos e carentes de constante auxílio. Entretanto, tendem a funcionar adequadamente quando recebem a garantia de que receberão supervisão e aprovação de outra pessoa. Podem ter medo de parecer ou de tornar-se mais competentes, por acreditar que isto levará ao abandono. Uma vez que confiam nos outros para a solução de seusproblemas, frequentemente não aprendem as habilidades de uma vida independente, desta forma perpetuando a dependência.
Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Dependente podem ir a extremos para obterem carinho e apoio, chegando ao ponto de se oferecerem para realizar tarefas desagradáveis, se este comportamento for capaz de trazer-lhes os cuidados de que necessitam (Critério 5)....
tracking img