Psicologia de wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Henri Paul Hyacinthe Wallon
Biografia e Vida Acadêmica
Nasceu em Paris em 15 de julho de 1879.
Formou-se em Filosofia,medicina e psicologia.
Trabalhou com crianças portadoras de deficiencia mental,escreveu livros e teses sobre os vários distúrbios mentais,como médico de instituições psiquiátricas e sua experiência como médico do exército e o contato com lesões cerebrais sofridas porex-combatentes fez com que revise postulados neurolológicos que havia desenvolvido no atendimento a crianças com deficiência.Também foi professor de ensino superior e encarregado de conferências sobre psicologia da criança e sua tese de doutorado foi entitulada:"A Criança Turbulenta",iniciando assim uma intensa produção literária na área de psicologia da criança.
Nomeado em 1944 Secretário da EducaçãoNacional,atuou como presidente da reforma educacional e propôs o famoso Plano Langevin-Wallon.
Visitou o Brasil em 1935.
Morreu tambem em Paris, no dia 1 de dezembro de 1962 aos 83 anos.


Posições Teóricas
Wallon, em virtude da sua preocupação com a educação, além de elaborar uma teoria sobre o desenvolvimento humano,escreveu também sobre suas idéias pedagógicas apontando bases que apsicologia pode oferecer à atuação pedagógica e o uso que a pedagogia pode fazer dessas bases. A ênfase é para a integração,entre organismo e meio e entre as dimenções: cognitiva, afetiva e motora na constituição da pessoa, onde esta é vista como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimenções, cujo desenvolvimento se dá na integração de seu aparato orgânico com o meio,predominantemente o social. Sendo portanto o primeiro a levar as emoções da criança pra a sala de aula, e não só o seu corpo; por conta disso, essa idéia foi uma revolução para no ensino,afinal, nos dias de hoje, é normal dizer que a escola deve proporcionar formação integral(afetiva,intelectual e social),mas Wallon viveu no início do século passado. Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimentointelectual envolve muito mais que um simples cérebro abalou as convicções numa época em que a memória e a erudição eram o máximo em termos de construção do cohecimento.
Para Wallon a cognição está alicerçada em quatro categoria de atividades cogitivas específicas,as quais dá-se o nome de campos funcionais,são eles:
Movimento - seria um dos primeiros campos funcionais a se desenvolver, e serviriade base para o desenvolvimento dos demais. Este, enquanto atividade cognitiva,pode estar em duas categorias:movimentos instrumentais e movimentos expressivo.
Wallon dá especial ênfase ao movimento como campo funcional, por acreditar que este tem tem grande atividade de estruturação do pensamento no período anterior à aquisição da linguagem.
Emoção - seria a primeira forma de interação com omeioambiente e a motivação primeira do movimento. À medida que o movimento proporciona experiências à criança, ela vai respondendo através de emoções.
As emoções são, também, a base do desenvolvimento do terceiro campo funcional, a inteligência.
Inteligência - tem um significado bem específico, estando diretamente relacionada com as duas importantes atividades cognitivas humanas: o raciocíniológico e a linguagem.
Pessoa - campo fucnional que coordena os demais. Seria este também o campo funcional responsável pelo desenvolvimento da consciência e da personalidade, a identidade do eu.
Uma visão de conjunto, em que as dimenções da pessoa se integram de forma dinâmica, alternando-se em relação à predominância de uma frente às demais é necessária para a compreenção da concepção dedesenvolvimento walloniana; pois a integração não é um estado alcançado ao final de de um processo,e sim, a condição plástica, o equilíbrio dinâmico da pessoa em desenvolvimento.
Wallon acreditava que as aptidões cultivadas só eram desenvolvidas em contato com a cultura, embora dependessem também de condições orgânicas. Por isso atribuiu a escola, como função primordial, dar acesso à cultura...
tracking img