Psicologia-aspectos conceituais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Somos feitos de tempo, pois herdamos a cultura de nossos antepassados e estabelecemos projetos de mudança, o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado.
Precisamos entender o passado para compreender o presente e o futuro para assim contextualizarmos e entender o panorama atual e enxergando-o como resultado dessas transformações.
Umasociedade sem cultura, incapaz de estudar e analisar sua historia, não consegue entender sua própria historia, não estando apto a construir o futuro de forma estruturada. O professor brasileiro tem raízes brasileiras que há muito anos existem. Um país pode evoluir e melhorar, mais para que isso aconteça é importante entender a origem dos problemas, portanto é necessário investir no estudo da Historiada Educação e da Pedagogia. Só uma sociedade culta e bem- educada consegue entender a sua própria historia com seus defeitos e virtudes.
O processo de desenvolvimento histórico da Educação necessita ser reconstruída, estudada e interpretada com o objetivo de entender as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura; conhecer como aconteceu a criação das instituições escolares e as teoriasque as orientam e norteiam, perceber as fragilidades, potencialidades, avanços e retrocessos, os quais poderão nortear ações futuras.
Estamos tão acostumados com a escola que às vezes nos parece estranhos o fato de que essa instituição não existiu sempre, em todas as sociedades.
Houve sociedade como as sociedades tribais em que não havia necessidade de escolas, pois a Educação se dava por meioda vida, para a vida e com o convívio social, sem que estivesse alguém especialmente destinado para a tarefa de ensinar.
Os mitos e os ritos eram transmitidos oralmente e a tradição se impunha por meio da crença, as comunidades eram estáveis, ou seja, as mudanças aconteciam lentamente, os membros da tribo passavam de um estado a outro pelos ritos de passagem que marcam o nascimento, a passagemda infância para a vida adulta, o casamento e a morte.
A estrutura social das tribos era baseada em relações homogêneas, sem a denominação sem um segmento sobre o outro. Mesmo que existissem divisões de tarefas onde as pessoas exerciam diferentes funções, o trabalho e o resultado final eram sempre visando à coletividade.
A formação era integral, pois todo o saber da tribo era universal, todostinham acesso ao saber e ao fazer adequados pela comunidade. Havia alguns que se destacavam mais que os outros, pois possuíam um conhecimento mais amplo ou especial, como no caso do feiticeiro que não resulta em privilégio, mais apenas em prestigio.
O conhecimento dos mitos nos mostra uma maneira especial a educação, pois os relatos aprendidos não são propriamente históricos, ele é atemporal e contao ocorrido no início dos tempos nos primórdios.
A escrita surge como uma necessidade administrativa dos negócios, à medida que as atividades se tornem mais complexas. Com o passar do tempo, enquanto nas tribos a organização social era homogênea e sem divisões de classes, foram criadas hierarquias devido a privilégios de classes e no trabalho surgiam formas de servidão e escravidão. O saber,antes aberto a todos, tornou-se patrimônio e privilégio da classe dominante e nesse momento surgiu à necessidade da escola, para que apenas alguns iniciados tivessem acesso ao conhecimento.
Antiguidade (de 4.000 A.C a 476 A.C)
Vimos que os povos primitivos viviam em tribos cujas relações sociais ainda permanecem igualitárias. Com o desenvolvimento da técnica e dos ofícios especializados, deu-se oincremento da agricultura, do pastoreio, e do comércio de excedente. A sociedade tornou-se mais complexa, pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador. As primeiras civilizações, surgidas no norte da África e na Ásia, construíram ai as primeiras cidades, com seus templos, palácios e monumentos, além de terem inventado a escrita.
Apesar das diferenças entre...
tracking img