Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Conflitos na Escola
Tema 2 – A dimensão interpessoal do conflito na escola (resumo)

O conflito interpessoal pode ser descrito como um episódio social distribuído no tempo e compreendendo alguns elementos discretos como:
- o tópico
- o inicio
- a intensidade
- a resolução
- e as consequência

A organização do conflito, refere-se à estrutura de desacordo que o despoletou e àextensão na qual os cinco componentes se encontram interligados.
Um episódio de conflito pode ser conceptualizado por uma série de acontecimentos relacionados que se distribuem por 3 estádios principais:

- a emergência do conflito (início do conflito)
- o processo do conflito (intensidade e resolução do conflito)
- o resultado do conflito (consequências)

5.1.1. A emergência do conflitoCompreende o que se está a passar quando irrompe o conflito e o elemento humano que actua como seu instigador.
Conhece-se muito pouco sobre os tipos de conflitos que ocorrem na escola e a forma como são geridos. Admite-se, no entanto, que quer as categorias de conflito quer as suas estratégias de gestão, possam variar em função do grau de escolaridade.

Os conflitos podem ter origem:
- nocontrole de recursos
- em diferenças nas preferências
- em diferenças nos valores e crenças
- em diferenças nos objectivos face à relação

A maior parte dos conflitos nas escolas suburbanas, envolvem a posse e acesso de bens materiais, a existência de preferências divergentes, o envolvimento em disputas no recreio, conflitos quanto à realização dos trabalhos escolares e quanto á definição do númerode ordem para participação pessoal em actividades.

No que se refere ao padrão atribucional dos conflitos, a investigação revela que nas crianças entre os 9 e os 12 anos, o conflito prende-se com condições e circunstâncias da interacção e às emoções associadas, mutualidade de influências e a interdependência.
Ao nível da adolescência, como causas centrais do conflito, temos:
- no contexto derelação de amizades destacando-se as questões de desconfiança, do desrespeito (rapazes) e da falta de atenção (raparigas),
- nos aspectos relativos à estruturação da interacção da relação, com os rapazes a descreverem mais conflitos ligados ao poder e comportamentos abusivos e as raparigas a apontarem a traição da relação como principal motivo de conflito interpessoal. Os adolescentes tendem aatribuir a responsabilidade pelo conflito ao parceiro da interacção, revelando dificuldades em apresentarem-se como aqueles que instigam o conflito.

5.1.2. – O processo de conflito

Este processo respeita aos comportamentos que são produzidos em resposta ao conflito bem como os que se destinam à sua resolução (o que se passa durante o conflito).
Este processo tem sido estudado em termos:
- aduração do conflito (mais curtos nos rapazes e mais duradouros nas raparigas, o que está relacionado com as variações dos motivos do conflito associadas ao género)
- a trajectória do conflito ( com escalada para a violência física ou verbal)
- a resposta emocional ao conflito ( com sentimentos negativos, de indiferença ou mistos, em que as emoções negativas não são expressas por medo de rupturada relação)
- as estratégias e resolução dos conflitos (mais abertas nos rapazes descrevendo soluções rápidas envolvendo capitulação ou compromisso e nas raparigas exibem-se comportamentos de evitamento e períodos de não interacção)

Tipicamente, os alunos usam um ou mais dos seguintes procedimentos para resolver os seus conflitos:
a) pedido ao professor que intervenham
b) tentativapara vencer a situação conflituosa forçando a outra parte a abdicar da sua posição (o que tende a aumentar o conflito)
c) abandono da situação e distanciamento, deixando o conflito por resolver ou num impasse


5.1.3. O resultado do conflito

Refere-se às consequências finais do conflito – ruptura ou tentativa de restabelecimento da relação (o que se passa depois do conflito).

No que...
tracking img