Psicologia aplicada ao direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO


SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 4
PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 5
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 6
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE 7
PSICOLOGIA CLÍNICA 8
PSICOLOGIA SOCIAL 9
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E INDUSTRIAL 10
QUESTÕES PERMANENTES 11
Psicologia como ciência 11
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃOO presente trabalho visa à abordagem sobre algumas das enormes diversidades do campo da Psicologia, como a Psicologia do desenvolvimento, fisiológica, experimental, da personalidade, clínica, social e industrial.
Para a elaboração deste trabalho, procuramos apresentar os temas em seus vários aspectos: sua história, as abordagens teóricas e os temas básicos.
O trabalho tem como objetivocompreender a amplitude e a profundidade dos tópicos, observando as diversas subdivisões do campo da Psicologia, afim de mostrar todos os aspectos do pensamento e comportamento humano que a Psicologia trabalha, sendo o comportamento seu principal objeto de estudo e de investigação.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Esta área de conhecimento da Psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todosos seus aspectos: físicomotor, intelectual, afetivo emocional e social, desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.
Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia.
Elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou emdiferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamento de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta.
Dentre essas teorias, destaca-se a do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), pela sua produção contínua de pesquisas, pelo rigor científico de sua produção teórica e pelas implicações práticas de sua teoria, principalmente no campo da Educação. A teoria deste cientistaserá a referência, neste capítulo, para compreendermos o desenvolvimento humano, para respondermos às perguntas como e por que o indivíduo se comporta de determinada forma, em determinada situação, neste momento de sua vida.
O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos:
• Aspecto físico-motor— refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. Exemplo: a criança leva a Chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.
• Aspecto intelectual — é a capacidade de pensamento, raciocínio. Por exemplo, a criança de 2 anos que usa um cabode vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel ou o jovem que planeja seus gastos a partir de sua mesada ou salário.
• Aspecto afetivo-emocional — é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Exemplos: a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em outras, a alegria de rever um amigo querido.
•Aspecto social — é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Por exemplo, em um grupo de crianças, no parque, é possível observar algumas que espontaneamente buscam outras para brincar, e algumas que permanecem sozinhas.
Se analisarmos melhor cada um desses exemplos, vamos descobrir que todos os outros aspectos estão presentes em cada um dos casos. E é sempreassim. Não é possível encontrar um exemplo “puro”, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente. Por exemplo, uma criança tem dificuldades de aprendizagem, repete o ano, vai-se tornando cada vez mais “tímida” ou “agressiva”, com poucos amigos e, um dia, descobre-se que as dificuldades tinham origem em uma deficiência auditiva. Quando isso é corrigido, todo o quadro reverte-se....
tracking img