Psicofisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Feedback





COMPORTAMENTO - O input, integração e output são três esferas que suportam e regulam todo o comportamento do ser humano. Estão permanentemente em interacção.
Quando o corpo humano executa qualquer tarefa, evidentemente que, aquilo que é visível ( Output ) tem estruturas concretas que são responsáveis pela sua concretização. No caso do comportamento motor, no caso dohomem em actividade dita física, o Output é dado pelo aparelho locomotor, por aquilo que é visível em termos da motricidade ou movimento.
Quando nós falamos em Output, o órgão nuclear da sua efecção é o sistema locomotor ( os ossos, as articulações e fundamentalmente os músculos ) que expressa aquilo que é comportamento motor. O músculo como órgão dinâmico que introduz no nosso comportamentomotor ou seja, a motricidade, não é o órgão que determina por si próprio qualquer tipo de controlo ou duração. O músculo apenas é um órgão comandado, ele não tem qualquer interferência em termos de controlo e de regulação específica da motricidade.
O problema da actividade motora, da Ed. Física ou do desporto, é que ela nunca pode estar centrada no Output como se faz, isto é a negação total.Aquilo que é visível, aquilo que é responsável em última instância pela materialização do comportamento, ele não tem qualquer efeito, porquê? Porque esta estrutura, é sempre determinada, aquilo que expressa, a qualidade, a precisão daquilo que se expressa no Output é sempre determinada pelos órgãos que estão a montante, isto é, a esfera da Integração. Quando falamos na esfera da Integração,referimo-nos essencialmente a toda estrutura do sistema nervoso e sistema Endócrino. A função integrativa que determina a qualidade do comportamento por si só, depende também da capacidade adaptativa, está aqui contida toda a história do indivíduo. O homem é acima de tudo uma estrutura sensível, por isso, é que nós estamos equipados com receptores sensoriais desde a cabeça até à ponta dos pés. Hoje aessência do homem está nos sensores visuais, automotores, vestibulares e próprioceptivos, que estão preparados para receber tudo e todo o tipo de estímulos que o meio tem para nos dar. A nossa interface corporal com o meio, é sempre dado pelos Inputs, e naturalmente que é da qualidade destes Inputs, da intensidade destes Inputs, da variabilidade destes Inputs que determina a qualidade de construçãodaquela esfera integrativa do meio.
As pessoas só podem modificar qualquer coisa, quando se toca nas estruturas que efectivamente são susceptíveis de criar modificações ao nível daquilo que suporta propriamente os comportamentos.
No caso concreto da motricidade, ela é principal factor susceptível de se modificar e melhorar o comportamento. A motricidade só poderá desencadear modificaçõesprogressivamente mais adaptadas se, de facto ela ao longo da história do indivíduo, seja numa fase de formação, seja numa fase de optimização, seja numa fase de manutenção, provocar adaptações e melhorias comportamentais, a motricidade fizer apelo e respeitar a lógica funcional.
O grande problema do Output e aquilo que se produz em termos de saída de comportamento, é a lógica do controlo ede regulação. O controlo e regulação daquilo que fazemos em termos de Output, não está no Output, está sempre nas estruturas que determinam este Output. O que determina o Output é a Integração, ou seja, o eixo central e periférico acoplado ao S. Endócrino. Mas esta estrutura ( S.N.C. e S. Endócrino ) por sua vez, não funciona por si próprio, ele para funcionar é sempre em obediência ao Input.Logicamente, o comportamento é sempre uma expressão destas 3 grandes áreas intimamente ligadas e dependentes umas das outras. Só se consegue modificar, melhorar o que quer que seja com a variabilidade de Inputs.
“ Nós só aprendemos pela reflexão da experiência ”.
É que a experiência por si própria, não diz absolutamente nada, agora, se a experiência for uma condição dela própria...
tracking img