Psicodrama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO DE JACOB LEVY MORENO

Moreno nasceu em 1889 na Romênia, médico de origem judaica. Aos 5 anos de idade viveu uma experiência que foi a brincadeira de ser Deus, onde tentou voar e acabou com uma fratura no braço. Esse momento, segundo Moreno foi o embrião de sua idéia da espontaneidade.
Em 1921, fundou o teatro Vienense da Espontaneidade, a experiência que constituiu a base de suasidéias da psicoterapia de Grupo e do Psicodrama. Foi durante o trabalho do teatro espontâneo com pacientes, em 1923, que caracterizou o início do Teatro Terapêutico. Assim o Teatro da Espontaneidade transforma-se em Teatro Terapêutico e este no psicodrama Terapêutico; aqui também está o embrião do psicodrama de casal e família. A data oficial do nascimento do Psicodrama seria dia 1º de abril de1921.

TEORIA SOCIONÔMICA
Para Moreno o indivíduo é concebido e estudado através de suas relações interpessoais. Logo ao nascer a criança é inserida num conjunto de relações, constituído em primeiro lugar por sua mãe (que é primeiro ego-auxiliar), seu pai, irmãos, avós, tios (Matriz de Identidade).
Moreno criou a socionomia (sociu= companheiro, grupo; nomos= regra, lei) estudo das leis queregem o comportamento social e grupal.
1) Sociodinâmica:
Estuda o funcionamento das relações interpessoais. Tem como método de estudo o role-playing, ou jogo de papéis que permite ao indivíduo atuar dramaticamente diversos papéis, desenvolvendo assim um papel espontâneo e criativo.
2) Sociometria:
Tem por objetivo medir as relações entre as pessoas e seu método é o teste sociométrico,possibilita quantificar as relações estudadas. As etapas para a aplicação do teste sociométrico são: 1- a escolha do critério pelos elementos do grupo; 2- cada um deve fazer suas escolhas positivas, negativas e indiferentes seguidas do porquê da escolha. Serão escolhidos todos os integrantes do grupo. 3- fazer o chamado “perceptual”, que consiste em dizer como será escolhido por cada um doselementos do grupo e o porquê da escolha. 4- as escolhas serão depois lidas em conjunto no grupo e será montado o sociograma, que é a síntese gráfica das congruências e incongruências na escolha dos indivíduos.
3) Sociatria:
Constitui a terapêutica das relações sociais. Seus métodos são: a Psicoterapia de grupo, o Psicodrama e o Sociodrama. O Psicodrama é o tratamento do indivíduo e do grupoatravés da ação dramática. A Psicoterapia de Grupo prioriza o tratamento das relações interpessoais inseridas na dinâmica grupal. O Sociodrama é um tipo especial de terapia onde o protagonista é sempre o grupo e as pessoas estão reunidas enquanto mantêm alguma tarefa ou objetivo comum.

A VISÃO MORENIANA DO HOMEM

O HOMEM COMO AGENTE ESPONTÂNEO
Os recursos inatos do homem são a espontaneidade, acriatividade e a sensibilidade.
O NASCIMENTO E O FATOR E
A capacidade de responder adequadamente à situação, utilizada pela primeira vez no nascimento, deu o nome de espontaneidade ou fator E.
A REVOLUÇÃO CRIADORA
O homem nasce espontâneo e deixa de sê-lo devido a fatores adversos do meio ambiente. A Revolução Criadora moreniana é a proposta de recuperação da espontaneidade e da criatividade,através do rompimento com padrões de comportamento estereotipados, com valores e formas de participação na vida social que acarretam a automatização do ser humano (conservas culturais).
ESPONTANEIDADE E CRIATIVIDADE
A espontaneidade é a capacidade de agir de modo adequado (ajustamento, adaptação) diante de situações novas, criando uma resposta inédita ou renovada, ou ainda, transformadora desituações preestabelecidas. Ser espontâneo significa estar presente às situações, configuradas pelas relações afetivas e sociais, procurando transformar seus aspectos insatisfatórios. A possibilidade de modificar uma dada situação ou de estabelecer uma nova situação implica em criar; produzir, a partir de algo que já é dado, alguma coisa nova. A criatividade é indissociável da espontaneidade. A...
tracking img