Psicodrama organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O criador do psicodrama, Jacob Moreno, define tal método como um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais.

Através de um jogo teatral sem preparação prévia, o psicodrama revela comportamentos, afetos e fantasias que ajudam na descoberta, modificação e desenvolvimento da personalidade.

Podendo ser utilizado na psicoterapia, na educação,hospitais comunidades e em empresas ele pode ter como foco principal apenas uma pessoa – psicodrama individual -, ou um grupo de pessoas – sociodrama.

Um dos eixos teóricos do psicodrama é a Matriz de Identidade, um conjunto de processos que ocorrem no nascimento e após este. Pode ser dividia em três fases, sendo a primeira denominada Completa Identidade, que diz respeito à indiferenciação doeu. O início de um grupo é geralmente marcado por essa fase, sendo muitas vezes necessária a utilização do método do DUPLO, que consiste na penetração, com a ajuda de um ego-auxiliar, de questões mais íntimas, profundas ou desconhecidas do protagonista – normalmente é aplicada a pessoas mais fechadas e solitárias.

A segunda fase, Reconhecimento do eu, como o próprio nome já diz, émarcada por um processo de aquisição de uma identidade própria, possibilitando assim um reconhecimento do não-eu. Nessa fase utiliza-se a técnica do espelho, na qual o protagonista se torna um espectador, podendo ver-se a certa distância, tornando-se assim, um observador de si mesmo.

A terceira fase, Reconhecimento do tu, caracteriza-se pela capacidade de simbolização, capacidade decolocar-se no lugar do outro. Sendo assim, nessa fase, utiliza-se a técnica de inversões de papéis, onde o protagonista assume o papel de seu parceiro, daquele ou daqueles com os quais está contracenando.

Uma sessão de psicodrama, de acordo com VOLPE (2010), compõe-se de cinco instrumentos, três etapas e três contextos.

O contexto são as vivências pessoais e coletivas, estando divididoem três grupos: o contexto social, a realidade social tal como ela é; o contexto grupal, a realidade de um grupo tal como ela é; e o contexto dramático, o mundo da fantasia, do imaginário.

Os instrumentos abrangem cinco elementos: o cenário, espaço multidimensional e móvel onde ocorre a ação dramática,; o protagonista, que surge no contexto grupal, a partir das escolhas sociométricasfeitas pelos integrantes do grupo no decorrer do aquecimento - ele é o autor e ator do drama, devendo ser autêntico e espontâneo; o diretor, responsável por manejar as técnicas psicodramáticas, como recursos de ação, para garantir o envolvimento do grupo e a escolha da cena, que refletirá a experiência dos presentes; o ego-auxiliar, como uma extensão do paciente, é um terapeuta auxiliar queparticipa em cena com o protagonista, um observador-participante; e o público, conjunto de participantes da sessão psicodramática, o público é o protagonista coletivo.

Por fim, a sessão psicodramática ocorre em três etapas, sendo a primeira o aquecimento, onde o tema e o protagonista são escolhidos; a segunda etapa é a dramatização, que é o núcleo da ação dramática; e a última é ocompartilhamento, onde existe a participação terapêutica do grupo, em que cada participante relata sobre aquilo que o tocou, mobilizou e fala a respeito das identificações com o protagonista.

Fator (2010) destaca que no psicodrama organizacional é importante estabelecer um distanciamento e não se aprofundar nos papeis originários, focando apenas no campo dos papéis profissionais. Diante do fato deestarem inseridos em um contexto que possa não ser suportivo para outras questões além destas.

O psicodrama busca uma melhoria do desempenho e da qualidade de vida do trabalhador.

A autora estabelece ainda que antes de iniciar-se o psicodrama em si é necessário um diagnóstico institucional, considerando o histórico da instituição, o cotidiano e o clima. Já na fase do psicodrama, a intervenção...
tracking img