Psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICANÁLISE



As teorias científicas surgem influenciadas pelas condições da vida social, nos seus aspectos econômicos, políticos, culturais, etc. São produtos históricos criados por homens concretos, que vivem o seu tempo e contribuem ou alteram, radicalmente , o desenvolvimento do conhecimento.
Sigmund Freud ( 1856-1939) foi médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar avida psíquica. Freud ousou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo ,suas ”regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos. A investigação sistemática desses problemas levou Freud á criação da psicanálise. A psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo ,que busca osignificado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios , as associações livres,os atos falhos. Breuer denominou método catártico o tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa. Esta liberação deafetos leva á eliminação dos sintomas. O esquecimento era sempre algo penoso para o individuo, e era exatamente por isso que havia sido esquecido e o penoso não significava, necessariamente, sempre algo ruim, que podia se referir a algo bom que se perdera ou que fora intensamente desejado. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou resistência.E chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma. Estes conteúdos psíquicos “localizam- se” no inconsciente. O inconsciente exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. É constituído por conteúdos reprimidos, que não tem acesso aossistemas pré- consciente\ consciente pela ação de censuras internas. O pré- consciente refere-se ao sistema onde permanecem aquelas conteúdos acessíveis á consciência. É aquilo que não está na consciências, neste momento, e no momento seguinte pode estar.O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência,destaca-se o fenômenos da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio. Freud, em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos,isto é, que na vida infantil estavam asexperiências de caráter traumáticos, reprimidos, que se configuravam como origem dos sintomas atuais, e confirmava-se, desta forma.
A função sexual existe desde o principio da vida, logo após o nascimento ,e não só a partir da puberdade como afirmavam as ideias dominantes. O período de desenvolvimento adulta , onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associados, tanto nohomem como na mulher. Esta afirmação contrariava as ideias predominantes de que o sexo estava associado, exclusivamente, é reprodução. A libido, nas palavras de Freud, é “a energia dos instintos sexuais e só deles. O corpo é erotizado, isto é , as excitações sexuais estão localizadas em partes do corpo, e há um desenvolvimento progressivo que levou Freud a postular as fases do desenvolvimento sexualem: fase oral( a zona de erotização é a boca), fase anal( a zona de erotização é o ânus), fase fálica ( a zona de erotização é o órgão sexual; em seguida vem um período de latência, que e prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, isto é, há um “ intervalo” na evolução da sexualidade. É, finalmente, na puberdade é atingida a última fase, isto é, a fase...
tracking img