Psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicanálise
Freud através da reflexão sobre os dados que recolheu junto dos seus pacientes, e das observações que fez sobre si próprio ,que de modo arrojado colocou os “processos misteriosos” do psiquismo,suas “regiões obscuras”, como problemas científicos procurando o significado mais profundo das perturbações psicológicas, levando a à criação da Psicanálise.O termo psicanálise é usado parase referir a uma teoria, J. Laplanche e J.-B. Pontalis. Vocabulário da Psicanálise. p. 307 sendo este método de investigação uma prática profissional.
Sendo uma teoria que procura explicar como as diferenças individuais da personalidade e conflitos que surgem na infância, ou durante a infância. ,como um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.Organizando netas teoria dados, como a idéia de que a mente era dividida em três partes, cada uma com as funções que lhe cabiam,relatando que as personalidades que nasciam de cada categoria .Tanto inicio a inúmeras concepções novas. Para a Psicanálise, o sexo está no centro do comportamento humano. Ele motiva a realização pessoal e, por outro lado, seus distúrbios emocionais mais profundos.
Tendo aPsicanálise buscado o significado escondido daquilo que é visível por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias,como os sonhos. Através da Análise o autoconhecimento ou a [pg. 70] cura, que ocorre através desse autoconhecimento,sendo um instrumento extraordinário para a compreensão de fenômenos sociais relevantes.
Freud renunciou as questões terapêuticas com os pacientes e osdeixou abertos as suas idéias, observou que, muitas vezes,eles ficavam envergonhados com algumas idéias que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a qual era constituída por raciocínios, percepções, pensamentos a revelar , Freud denominou resistência. E chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma idéia ourepresentação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma. Estes conteúdos psíquicos “localizam-se” ABRAHAM. K. (1924) PsicoanáIisis clínico, Buenos Aires, Ediciones Hormé, 1980. no inconsciente.
• O inconsciente, uma zona do psiquismo constituída por pulsões, tendências e desejos, fundamentalmente de caráter afetivo-sexual, exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual daconsciência”7. 7 J. Laplanche e J.-B. Pontalis. Op. cit. p. 306. Abrangendo tanto atos que são meramente latentes, temporariamente inconscientes, mas que em nenhum outro aspecto diferem dos atos conscientes; e por outro lado abrange processos tão recalcados, que caso se tornassem conscientes, estariam propensos a dominar, num embate mais grosseiro com o restante dos processos conscientes (Freud,1915).
• O pré-consciente o qual faz a ligação entre o consciente e o inconsciente,sendo uma região do consciente um pouco mais profunda, logo abaixo deste, situado numa zona não tão clara, de penumbra, exercendo a função de um grande arquivo morto de tudo que está consolidado, mas sem uma função objetiva no consciente. Idéias, nomes, fatos que não são utilizados no dia-a-dia ficam aí retidos,podendo ser resgatados sempre que o consciente necessitar do sua influência. O pré-consciente faz fronteira com o inconsciente e recebe deste, conteúdos psíquicos que desejam vir à luz do consciente, como lembranças e experiências ligadas a fortes emoções, que não podendo ficar numa área clara conhecida pelo ego devem ser arquivadas na profunda escuridão do inconsciente.
Fonte:http://pt.shvoong.com/social-sciences/

• O consciente, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.
INFÂNCIA
A infância era determinante para o desenvolvimento da personalidade, pois considera que o comportamento sexual adulto está relacionado com as vivências infantis, em suas investigações da sexualidade infantil.
Matendo estes principais...
tracking img