Imperialismo politico e a cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Imperialismo politico e a cultura.

O imperialismo politico na cultura, nos mostra que os povos dominantes tentam através da politica manter-se no poder, criando em outros grupos a sensaçãode conforto em ser dominado, além disso, criando barreiras para que estes grupos consigam se libertar.
Essa falsa sensação faz com que estes povos aceitem sua posição na sociedade universal,não se opondo uma cultura politica exterior, que defende de forma subjetiva os interesses dos ditadores deste imperialismo cultural.
Hoje, os países desenvolvidos, valendo-se da mídia, tambémusam da politica para dominar de forma indireta outros países, onde tentam mostrar que sua cultura e superior às demais, e que as mesmas devem ser copiadas, e que os povos que aderirem a estacultura dominadora, participam de uma elite cultural, Criando assim um Etnocentrismo politico internacional.
Este tipo de imperialismo influencia a cultura humana deste tempo remoto, onde os povosdominados eram sempre subjugados a cultura de seus dominadores, ou mesmo criando um endeusamento em torno de si, para mostrar sua superioridade sem serem questionados, criaram os deuses humanosna historia.
Em âmbito nacional a politica pode imperar sobre a cultura tanto de forma direta, como indireta. Já que quem cria as leis e o poder legislativo, que quando se acha necessáriocontrolar um grupo cria lei na tentativa de aniquilar uma cultura, ou quando quer adesão popular apoia a pratica dessa cultura. Pode se exemplificar neste imperialismo politico os jogos de capoeira,que em épocas anteriores eram proibido por lei, vê-se neste fato a influencia da politica, que utilizando o direito, força um grupo a abandonar uma cultura.
Conclui-se assim que esteimperialismo politico, sempre esteve, e continua influenciando, de forma direta ou indireta sobre a cultura de um povo, a que às vezes chega ao extremo de se valer do direito, para chegar ao seu objetivo.
tracking img