Psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisar o filme Crash, no limite, é analisar uma sociedade, construída e construtora de um sistema que provocou e provoca exclusão, uma exclusão não somente racial, mas econômica e cultural. É amanifestação de um sistema caótico, que tenta ser ocultado pela sociedade norte americana, em nome de um progresso e tendo como referência a sociedade, não negra, não estrangeira, não pobre.
Crasch é umfilme impactuante, não somente pelas suas cenas, marcantes e ao mesmo tempo, revoltantes, mas por demonstrar abertamente, o preconceito da sociedade norte americana, pelo menos de um grupo, edescortinar um sistema social falido, sem crédito, inseguro. Gerando uma desconfiança geral, das instituições, e entre as pessoas. Comportamentos agressivos em relação a imigrantes, negros e desconhecidos eentre eles mesmos, baseando-se no ideal norte americano de vida.
É intrigante também porque os grupos visivelmente excluídos assumem essa condição e repetem a mesma situação, com os demais. Não há ummovimento contrário para mudar tal cultura, mas são cooperativos para que tal exclusão se repita.
É provocativo e nos convida à pergunta, até que ponto sou preconceituoso, por mais que eu fale quenão sou, pois se vejo uma pessoa com características diferentes, ou até um cabelo diferente faço questão de atravessar a rua, ou quando julgo a idoneidade de uma pessoa, negando inclusive um emprego,por usar tatuagens pelo corpo.
Demonstra que a subjetividade tem que ser negada para que seja garantida a segurança e sobrevivência, diante de uma sociedade massificadora.
No início do filme há umafala interessante e que vai ser retomada no final, “ em Los Angeles, as pessoas chocam-se umas com as outras pela necessidade de ter contato com outros seres humanos”. Reflete claramente o isolacionismodas pessoas, cada um vivendo fechado dentro de si e com medo do encontro com outrem, utilizando um termo Levinasiano. Estes choques são necessários, e nas tramas do filme, mesmo que tensas, é que...
tracking img