Psicanalise: pos fundacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

PSICANÁLISE: PERÍODO PÓS-FUNDAÇÃO

CURSO: PSICOLOGIA
TURMA: PSI-1-MA
DISCIPLINA: EPSITEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
PROFESSOR (A):

MARINGÁ, 13 DE NOVEMBRO DE 2012.
Os primeiros analistas que contrariavam as visões de Freud baseavam-se em seus estudos, entre esse estão à filha Ana Freud e os teóricos do objeto Melanie Klein e Heinz Kohut, existemtrês pontos principais dissidentes que fundamentavam as teorias de Freud: Carl Jung, Alfred e Karen Horney.
Todo profissional seguidor da tradição sentia necessidade de abandonar o sistema de Freud. Os analistas adotavam as primícias centrais da psicanálise, alterando uma das principais mudanças na expansão do conceito do ego, o qual apenas serviu o id.
A psicologia do ego incluía a noção demaior independência do ego a respeito do id, era adotado de energia própria com funções separadas do id, na visão de Freud, o ego sempre respondia ao id jamais estava livre com suas demandas. Em uma visão revisada o ego funcionaria independentemente do id,perspectiva bem distante do pensamento ortodoxo freudiano,ocorreu á redução da influência biológica a respeito da personalidade.
A filha de Freud,Ana foi líder da psicologia do ego neofreudiana. O nascimento de Ana Freud (1895-1982) foi o símbolo, talvez até profético, já que coincide com o surgimento da psicanálise é a única que seguiria a carreira do pai, tornando-se analista, sua infância foi muito infeliz. Ana lembra que teria sido muito triste e solitária, tinha seus irmãos que a excluía além de ser favorita só para o pai.
Aos 14anos interessou pelo trabalho do pai e aos 22 anos, teve uma ligação emocional com Freud e preocupação sexual, então decidiu fazer análise com seu pai por 10 anos com seis sessões noturna por semana.
Freud foi muito criticado por analisar sua própria filha. No ano de 1924 Ana apresentou seu trabalho acadêmico para sociedade psicanalítica esse se baseou no caso de uma paciente, abordava sua fantasia,comentou sobre seus sonhos envolvendo surras e masturbação.
O trabalho foi bem reconhecido, insistiu no fato que o relacionamento de criança era sempre emocional e não sexual, sua vida aprimorou na teoria psicanalítica bem com sua aplicação de criança emocional perturbada.
Em 1927 Ana Freud publicou o livro introduction to the technique of child analysis. Ela desenvolveu uma abordagem paraaplicação da terapia psicanalítica em crianças, levando em conta a maturidade e o nível da capacidade infantil.
Abriu uma clínica, um centro de tratamento e um instituto de treinamento em psicanálise que atraia psicólogos do mundo inteiro. Anna revisou a teoria psicanalítica ortodoxa, expandindo o papel do ego com funcionamento independente do id,
AS TEORIAS DAS RELAÇÕES ENTRE OS OBJETOS
A palavra“objeto” refere-se à pessoa ou atividade com capacidade para satisfazer ao instinto, por exemplo, o primeiro objeto na vida de um bebê é o seio materno. Freud acreditava que essa relação de objetos era responsável pela formação da personalidade na infância.
Melaine Klein afirma que o primeiro objeto da vida do bebê também é o seio materno, no entanto, ele é dividido em bom ou não. À medida quea criança cresce outras coisas se tornam objeto.
Heinz Kohut enfatiza o self nuclear, considerado a base para um individuo tornar-se independente. Sendo a mãe o objeto do self primário do bebê e que possui o papel de satisfazer não apenas as físicas como também as psicológicas.
Todos os aspectos do self adulto (positivos e negativos) são formados pelas relações iniciais da criança com o objetoself primário. Kohut considerava seu trabalho uma continuidade do trabalho de Freud.
CARL JUNG E A PSICOLOGIA ANALÍTICA
Jung desenvolveu a Psicologia Analítica em 1914.
Ele resolvia problemas e tomava decisões baseado no que o inconsciente lhe dizia por meio dos sonhos. Concluiu, com base em sua experiência que a fase mais importante do desenvolvimento da personalidade não era na infância,...
tracking img