Provisorios imediatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RAUL GOMES JUNIOR

IMPLANTE IMEDIATO COM PROVISÓRIO IMEDIATO EM INCISIVO CENTRAL SUPERIOR: ESTUDO PROSPECTIVO DE 18 MESES

Florianópolis 2007

RAUL GOMES JUNIOR

IMPLANTE IMEDIATO COM PROVISÓRIO IMEDIATO EM INCISIVO CENTRAL SUPERIOR: ESTUDO PROSPECTIVO DE 18 MESES.
Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação Odontologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal deSanta Catarina, como Santa Catarina, como requisito para obtenção do Título de Mestre em Odontologia-Opção Implantodontia

Orientador: Antonio Carlos Cardoso

Florianópolis 2007

RAUL GOMES JUNIOR

IMPLANTE IMEDIATO COM PROVISÓRIO IMEDIATO EM INCISIVO CENTRAL SUPERIOR: ESTUDO PROSPECTIVO DE 18 MESES

Esta tese foi julgada adequada para a obtenção do título de Mestre em Odontologia - áreade concentração Implantodontia, e aprovada em sua forma final pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina.

Florianópolis, 30 de março de 2007

___________________________ Prof. Dr. Ricardo de Sousa Vieira Coordenador do Programa

BANCA EXAMINADORA

___________________________ Prof. Dr. Antonio Carlos CardosoOrientador

___________________________ Prof. Dr. Ricardo de Souza Magini Membro

___________________________ Prof. Dr. Jose Cícero Dinato Membro

Dedico este trabalho

Aos meus pais Raul e Cida. Ao meu sogro Julio Cesar e minha sogra Heloisa. Ao meu eterno amor Maria Claudia. Responsável pelo meu crescimento pessoal e profissional. Ao meu filho Rafael, fruto de um amor verdadeiro. Uma luz quefaltava em minha vida.

AGRADECIMENTOS

Ao meu eterno amor Maria Claudia. Companheira e batalhadora desde o início do nosso relacionamento. Minha maior inspiração de dedicação e honestidade. Aos meus colegas de Mestrado, Aline, Cleide, Magalhães, Angélica e César, meu muito obrigado pelo companheirismo, aprendizado e amizade. As funcionárias Gisele, Dolores e Miriam do CEPID, Ana daPós-graduação e Dona Janete do centro cirúrgico pelo auxílio e amizade. A minha secretária Vanessa pelo auxílio e dedicação. Aos colegas Marcel, Leonardo e Izabele pelo fundamental auxílio nos trabalhos. Aos colegas Rodolfo C.Alba Jr e João Vaiano pelo apoio material na realização dos trabalhos. Aos Professores José Claudio de Melo Filho e Jose Nazareno Gil, pela amizade e humildade em ensinar. A todos aqueles,alunos e professores, que passaram pelo CEPID, e que pude conviver todos estes anos. Ao meu Mestre, Professor Ricardo de Souza Magini, principal incentivador deste trabalho. Meus sinceros agradecimentos por tudo que me foi ensinado. Ao meu Orientador e Professor Antonio Carlos Cardoso, que me fez despertar o senso crítico profissional e a estudar cada vez mais.

GOMES JÚNIOR, R. Implanteimediato com provisório imediato em incisivo central superior: estudo prospectivo de 18 meses. 2007. 43f. Dissertação (Mestrado em Odontologia - opção Dentística)- Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. RESUMO Objetivo: Com a reabilitação cirúrgica e protética na mesma sessão, através da implantodontia, em região estética superior, elimina-se arealização de uma segunda intervenção cirúrgica e a utilização de uma prótese provisória removível, além de favorecer o estado emocional do paciente. Este estudo teve como objetivo determinar quantitativamente a reabsorção óssea vertical das cristas proximais em implantes imediatos associados a prótese provisória imediata em incisivos centrais superiores. Materiais e Métodos: Em um grupo de 16pessoas, com a necessidade de exodontia de um dos incisivos centrais superiores, foram realizados implantes imediatos com próteses provisórias parafusadas imediatas, utilizando-se para isto, as próprias coroas dos pacientes. Através de um guia protético-radiográfico, as próteses provisórias foram instaladas na mesma posição em que se encontravam os dentes anteriormente à cirurgia. Com este mesmo...
tracking img