Provas invasivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO PROCESSUAL PENAL






















PROVAS INVASIVAS
























Começaremos este trabalho apresentando osignificado da palavra prova. No mini Aurélio, versão escolar, encontraremos a definição de prova como sendo “aquilo que atesta a veracidade ou a autenticidade de algo”. Se buscarmos a origem desta palavra,verificaremos que a palavra prova vem do latim probatio e que significa verificação, ensaio, inspeção, argumento, entre outros.
Partindo para o campo processual podemos dizer que a prova éutilizada para ajudar na formação da convicção do juiz sobre a existência ou não de fatos relevantes no processo para que possa proferir uma decisão justa para as partes. Mas o juiz não ficaráadstrito às provas, pois ele tem a liberdade para fazer a valoração destas, podendo acatá-las ou descartá-las de acordo com o seu livre convencimento na apreciação de cada prova.
No âmbito doProcesso Penal temos vários tipos de provas. No entanto, a abrangência desse trabalho ficará restrita ao campo das provas invasivas, ou seja, aquelas que para serem produzidas necessitam deintervenções no organismo humano, como por exemplo, exame de sangue. Para não sermos tão sucintos e parciais, faremos a definição, também, das provas não invasivas que são aquelas que não penetram no organismodo homem, porém são realizadas a partir de vestígios do corpo humano, tais como exame de DNA realizados a partir de fio de cabelo ou de saliva colhida numa baga de cigarro deixada pelo suspeito comoaconteceu no caso do menino Pedrinho que foi seqüestrado de uma maternidade.
Aqui, no Brasil, no processo penal, vigora o princípio da verdade real e em função deste princípio o juiz podedeterminar diligências para dirimir dúvidas relevantes no processo e em muitas vezes o acusado acaba sendo compelido a se submeter à produção de determinadas provas.
Atualmente, o...
tracking img