Prova de fhtm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-
a-    Escreva sobre a lei dos pobres.
b-    Escreva sobre a lei do assentamento.

Lei dos pobres:
Em 1597 – a Lei dos Pobres – declarava indigente e retirava o direito de cidadania econômica, àqueles que fossem atendidos pelo sistema de assistência pública. Todo pobre atendido pela assistência pública, não era considerado como cidadão. Os inspetores, controlavam com normas avida dessas pessoas pobres.

Lei do assentamento:
Em 1563 – a lei do assentamento foi criada para impedir os trabalhadores, de se mudarem da aldeia, sem a permissão do senhor local. A liberdade foi restringida.
 
2- Qual o significado da revolução industrial que inicia na Inglaterra, no final do século XVII?
Com o surgimento da maquina à vapor e o tear mecânico, houve uma transformação domodo de produção e era necessário a reorganização do trabalho. A Inglaterra, foi o berço do movimento operário. Os trabalhadores seu unem contra as máquinas, porque não queriam ser vencidos por ela.
Houve uma manifestação na cidade de Manchester, pelos trabalhadores. Este, foi o símbolo da Revolução Industria. O objetivo era conquistar o direito político à associação.

3- O serviço social nãopode ser analisado como um fato isolado, mas como decorrência de uma situação histórica, como surge o serviço o serviço social.
 
4- Qual a importância dos precursores para a historia do serviço social?
        
5- Escreva sobre a vida do precursor Dani Sand.
 
6- Qual deles se concretizou no que de transformou na 1°escola de serviço social.
 
 
 Revolução Francesa – foi fundamental parao mundo. O povo queria um estado democrático, porque a população urbana e camponesa pagava um imposso altíssimo, para que a nobreza gastasse e vivesse um luxo desigual. Igualdade, liberdade e fraternidade e assistência social para quem precisasse. Tirar a monarquia que era absolutista e colocar um governo democrático de direito para a população. Essa revolução acontece paralelamente à RevoluçãoIndustrial. A R. F. apregoava que o trabalhador era livre e assalariado. Só que essa ideologia estava muito fora da realidade vivida.






1 - Juan Luiz Vivés

Espanha/Valencia – 06/03/1492.
Viveu em Paris e depois, em Bruges nos Países Baixos.

- Criticava os excessos praticados por determinados membros da igreja.
- Criticava e condenava duramente os métodos de ensino utilizados pornumerosos religiosos e ordens monásticas.
- Dizia que a desigualdade é contrária a natureza humana. Ele achava que não devia existir a desigualdade.
- O governo deveria se responsabilizar para garantir a igualdade. Dava muito ênfase ao problema da desigualdade.
- Idéias inovadoras – obra: “Da educação da mulher cristã” – conjunto de preceitos no domínio da educação em geral, mas também no que serefere à educação da mulher. Essas idéias eram muito avançadas para o tempo.
- A rainha da Inglaterra o contrata para preceptor da filha.
- Seus métodos de ensino agradarm ao Rei, à Rainha e aos nobres e ele acabou se instalando em Oxford, dando aulas na Universidade, onde foi considerado um grande filósofo atraindo muitos alunos e renovando a vida da Universidade.
- Seus princípios epreceitos continuam atuais e suas idéias sobre o ensino no que diz respeito a métodos, atitudes e comportamento dos professores, ainda vigoram nos sistemas mais modernos de educação. Ele achava que:
1 – A educação deveria começar cedo;
2 – que para os professores exercerem convenientemente sua profissão, deveriam ser retribuídos pelo Governo;
3 – só um pequeno número de canditados escolhidos entre osmelhores, devem ser admitidos nas escolas, para ocupar funções mais elevadas ou de responsabilidade;
4 – constatava ironicamente que muitos ignorantes comportam-se melhor e sbem exercer uma liderança mais eficiente do que os mais instruídos;
5 – somente uma elite de estudantes deviam freqüentar estudos superiores, a fim de não usarem a formação científica para favor do Mal;
6 – o professor...
tracking img