Prova de carga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho de FUNDAÇÕES


Ensaio de carregamento de placa
prova de carga

RESUMO

O dimensionamento de fundações superficiais requer que o profissional defina de forma clara e objetiva, para o solo em questão, a capacidade de carga e a previsão dos recalques que se submete à estrutura, baseando-se em suas propriedades mecânicas obtidas em investigações de campo e/ou laboratório. Umadas formas mais seguras de se tomar essa decisão está baseada nas informações advindas do ensaio de carregamento direto sobre placas, pois, através dele, se reproduz em escala reduzida o comportamento real da futura fundação, podendo servir como ferramenta de auxílio na tomada de decisão para o dimensionamento de fundações superficiais, contribuindo para odesenvolvimento mais eficaz das obras de fundação. O presente trabalho trata da análise do comportamento do através do ensaio de prova de carga direta sobre terreno de fundação (ensaio de placa). Dos equipamentos e métodos utilizados para execução do ensaio, dos procedimentos apontados pela norma, da apresentação dos resultados e sua interpretação e as variantes de ruptura dosolo.

Palavras-Chave: Ensaio de placa. Dimensionamento de fundações. Carregamento direto.

ABSTRACT

The design of shallow foundations requires that the professional set of clear and objective way, for the soil in question, the load capacity and prediction of settlements who submits to the structure, based on its mechanical properties obtained from field investigations and / or laboratory.One of the surest ways to make this decision is based on information from the direct loading test on plates, because through it, is reproduced on a smaller scale the actual behavior of the future foundation, serving as a tool to aid in decision making for the design of shallow foundations, contributing to the development of more effective work of the foundation. The present work deals with theanalysis of behavior by testing direct load test on ground foundation (plaque assay). Equipment and methods used to perform the test, the procedures indicated by the standard, the presentation of results and their interpretation, and variants of the ground breaking.

Keywords: Test plate. Design of foundations. Direct charging.

* INTRODUÇÃO

O dimensionamento de fundações superficiaisrequer que o profissional defina de forma clara e objetiva, para o solo em questão, a capacidade de carga e a previsão dos recalques que se submete a estrutura, baseado em suas propriedades mecânicas obtidas em investigações de campo e/ou laboratório.
Uma das formas mais seguras de se tomar essa decisão está baseada nas informações advindas do ensaio decarregamento direto sobre placas, pois, através dele, se reproduz em escala reduzida o comportamento real da futura fundação, podendo servir como uma poderosa ferramenta de auxílio na tomada de decisão para o dimensionamento de fundações superficiais, contribuindo para o desenvolvimento mais eficaz das obras de fundação.
O sistema de carregamento em placa se propõe afazer um estudo voltado à capacidade de carga e recalques de fundações superficiais com base em ensaios de placa com diferentes diâmetros ao recomendado pela NBR 6489/84, ou seja, serão utilizadas placas de 15, 30 e 50 cm de diâmetro, para as quais se observará a adequabilidade de sua utilização.A aplicação de ensaios utilizando placas de menor diâmetro implica na necessidadede se imprimir cargas menores ao sistema de transmissão de cargas, o que possibilita reduzir a capacidade do sistema de reação.

* ENSAIO DE CARREGAMENTO DE PLACAS

* Considerações Iniciais

O ensaio de placa constitui a maneira mais adequada para se estabelecer as características carga-recalque para fundações. A utilização não freqüente desse ensaio se deve a...
tracking img