Fisiologia e anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Endócrino.
* Conceito
O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas, as glândulas endócrinas que são um grupo de órgãos (algumas vezes referido como glândulas de secreção interna) cuja função principal é produzir e secretar hormônios diretamente no interior da corrente sanguínea. Os hormônios atuam como mensageiros para coordenar atividades de várias partes do corpo.
Oshormônios são substâncias liberadas na corrente sanguínea por uma glândula ou órgão e que afetam a atividade de células de um outro local. Em sua maioria, os hormônios são proteínas compostas de cadeias de aminoácidos de comprimento variável. Outros são esteroides, substâncias gordurosas derivadas do colesterol. Quantidades muito pequenas de hormônios podem desencadear respostas muito grandes noorganismo. Os hormônios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior. A ligação de um hormônio a um receptor acelera, reduz ou altera a função celular de outra maneira. Em última instância, os hormônios controlam a função de órgãos inteiros. Alguns hormônios afetam somente um ou dois órgãos, enquanto outros afetam todo o organismo.
* Mecanismo de AçãoHormonal
Os hormônios esteroides e tireoidianos, lipossolúveis, afetam o funcionamento celular por alterarem a expressão gênica. Os Hormônios hidrossolúveis alteram o funcionamento celular pela ativação de receptores da membrana plasmática, que inicia uma cascata de eventos, no interior da célula.
- Interações hormonais:
* Efeito permissivo: Quando um hormônio potencializa o efeito de umsegundo hormônio;

* Efeito Sinérgico: Quando o efeito dos hormônios atuando em conjunto são maiores ou mais extensos, que a soma dos efeitos dos dois hormônios agindo isoladamente.

* Efeito Antagônico: Quando um Hormônio se opõe as ações de outro hormônio

Gônadas
Ovários:
Os ovários localizam-se na cavidade pélvica entre a bexiga e o reto, na escavação reto-uterina. Os ovários fixam-sepelo mesovário à face posterior do ligamento largo do útero, porém, esses órgãos não são revestidos pelo peritônio. Por estarem fixados à face posterior do ligamento largo do útero, os ovários acompanham o útero na gravidez. São glândulas pares com a 3 a 4 centímetros de comprimento, 1,5 cm de largura e 1cm de espessura, pesam cerca de 10 gramas.
Destacam-se no ovário três regiões distintas:córtex, medula e hilo. A região cortical, cuja porção periférica é denominada túnica albugínea, é revestida em sua superfície por um epitélio de células cubóides denominado epitélio germinativo. Dele se diferenciam as células da granulosa. Disseminados no córtex encontram-se os folículos ovarianos envolvidos pelo estroma, que é formado por tecido conjuntivo e células intersticiais derivadas domesênquima embrionário. A medula ocupa a área central da gônada e tem a sua origem junto com a córtex da supra-renal no blastema medial do mesonefro. O hilo é a região em que o ovário se liga ao mesovário. Ela contem nervos, vasos sanguíneos e as células hilares.
Do ponto de vista funcional, o ovário pode ser dividido em três compartimentos distintos: folicular, cujo principal produto de secreção são osestrogênios; corpo lúteo, cujo principal produto é a progesterona e o estroma, fonte de produção dos androgênios.
O ovário apresenta duas faces (lateral e medial), duas margens (mesovárica e livre) e duas extremidades (tubária e uterina).

São órgãos que, antes da primeira ovulação (expulsão do óvulo pela superfície do ovário), apresentam-se lisos e rosados, mas após isso, tornam-sebranco-acinzentados e rugosos; isso ocorre decorrente das cicatrizes deixadas pelas consecutivas ovulações. Os ovários também tendem a diminuir de tamanho na fase senil.

Principais hormônios produzidos pelos Ovários:
Os hormônios controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e atuam sobre o útero nos mecanismos de implantação do óvulo fecundado e início do desenvolvimento do...
tracking img