Prova 1ºbimestre 6ºano

740 palavras 3 páginas
COLÉGIO ESTADUAL ALMIRANTE TAMANDARÉ – EFMP

Nome:__________________________________________________________________
Ano/Série:_____ Turma:_____nº_____ Disciplina:_____________________________
Professor(a):__________________________________________ Bimestre:__________ http://colegioalmirantetamandare.com.br Valor da avaliação: 3,0 Nota da Avaliação:__________

01. Observe o mapa e responda a questão ao lado.

No dia 10 de janeiro, às 8 horas, um navio cargueiro, em sua rota, cruza a Linha Internacional de Mudança de Data no sentido oeste (Greenwich).
Após ter cruzado a referida linha, que dia e hora local são registrados no navio?
a) 9 de janeiro, 7 horas.
b) 9 de janeiro, 8 horas.
c) 10 de janeiro, 9 horas.
d) 10 de janeiro, 10 horas.
e) 11 de janeiro, 8 horas

02. Ao dividir os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de __________, o resultado é 15 graus. A cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um __________.
Para que o texto fique adequadamente preenchido, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por: a) translação e meridiano.
b) translação e paralelo.
c) rotação e círculo.
d) rotação e fuso horário.

03. Analise as alternativas e marque V(verdadeiro) ou F(falso): a- ( ) Na ordem de distância do Sol, a Terra ocupa a terceira posição. b- ( ) Os dias e as noites são conseqüências do movimento de rotação que a Terra executa. c- ( ) A forma de nosso planeta é ligeiramente achatada nos pólos. Esse formato é denominado geóide. d- ( ) As localidades que estão a leste de Greenwich têm a hora adiantada em relação a esse meridiano, e as localidades que estão a oeste têm a hora atrasada. e- ( ) Devido a sua grande extensão no sentido leste-oeste, o Brasil possui 5 fusos horários. A hora oficial do nosso país é a da cidade de Brasília. f- ( ) No

Relacionados

  • Estagio Adema 5 Modilo
    6429 palavras | 26 páginas
  • PPP MENEZIO 2014
    29069 palavras | 117 páginas