Teologia e pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades EST

Disciplina: Pedagogia e Correntes Pedagógica
Tema: O teológico e pedagógico em Paulo Freire.
Monitor: Prof. Remí Klein
Aluno: Alonso Berticelli

Cuiabá-MT
2012
A reflexãopedagógica deve estar acompanhada por uma qualidade teológica, assim como a reflexão teológica por uma qualidade pedagógica.
De primeiro momento Freire é acusado de marxista pelos setores docatolicismo conservador e os marxistas radicais o acusam de católico nacionalista e populista. Esta confusão de pensamentos sobre a analise da corrente ideológica de Freire, fez com que este revolucionassedois setores do comportamento humano que poderia influenciar na transformação de pensamentos e ideais sociais.
“Ninguém educa ninguém, nós nos educamos em comunhão”(Paulo Freire), o processo delibertação e educação não parte de dentro do próprio indivíduo, mas ocorre num processo de intervenção provocado por um agente externo. Não é um processo individualista, onde a pessoa se basta a si mesma,mas, ao contrário, a pessoa é sujeito na e a partir da comunidade com outros sujeitos. Ou seja, a educação não é e nunca será um processo individual ou particular da pessoa, estando este processodiretamente relacionado a interação coletiva com princípios morais, éticos e sociais.
Paulo Freire afirma que a “fé no ser humano é um dado a priori do diálogo”. Não é possível estabelecer o diálogo entreduas pessoas ou entre uma pessoa e um grupo se este não for antecedido pela convicção na capacidade da pessoa de “fazer e refazer, criar e recriar e reconstituir a sua vocação de Ser Mais”. O a priorié colocado como uma condição que antecede a experiência e a convivência com o ser humano. Este a priori não é uma habilidade desenvolvida, nem um atributo de um bom educador ou um conhecimentoadquirido, mas uma “graça concedida” para uma relação dialógica na prática educativa. A graça concedida é compreendida na mesma perspectiva que aparece no Sermão da Montanha que relata “faz nascer o sol...
tracking img