Protocolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BGP
(Border Gateway Protocol)
O BGP foi projetado para evitar loop de roteamento em topologia arbitrarias.
A função primaria de um sistema BGP é trocar informação de acesso a rede, inclusive informações sobre a lista de trajetórias com outros sistemas BGP. Esta informação pode ser usada para construir um gráfico de conectividade a partir do qual loops de roteamento podem ser detectados ereforçadas as políticas de decisão.
Quando um roteador se conecta a rede pela primeira vez, os roteadores BGP trocam suas tabelas de rotas completas. De maneira similar quando estas rotas mudam eles trocam informações sobre as mudanças.
FTP
(Protocolo de Transferência de Arquivos)
A transferência de arquivos dá-se entre um computador chamado cliente (o solicitante da conexão) e um servidor (orecebedor da solicitação). O cliente, através de software especifico, pode selecionar quais arquivos enviar ao servidor. Para existir uma conexão ao servidor, o utilizador informa usuário e senha, ou nome do servidor , endereço IP. Se os dados estiverem corretas a conexão é estabelecida usando um canal de comunicação chamado porta. Tais portas são conexão no qual é possível trocar dados. No caso dacomunicação FTP a porta padrão é a 21.
HTTP
(Hyper Text Tranfer Protocol)
HTTP é um protocolo da camada de aplicação do modelo OSI utilizado para transferência de dados na internet.
Normalmente este protocolo utiliza a porta 80 e é usado para comunicação de sites, contudo para haver comunicação com o servidor do site é necessário utilizar comandos adequados, que não estão em linguagem HTML.Funcionamento do Protocolo HTTP
Um sistema de comunicação em rede possui diversos protocolos que trabalham em conjunto para o fornecimento de serviços. Para que o protocolo HTTP consiga transferir seus dados pela Web, é necessário que os protocolos TCP e IP tornem possível a conexão entre clientes e servidores através de sockets TCP/IP.
SMTP
(Simple Mail Tranfer Protocol)
É um protocolo padrãopara envio de e-mails pela internet, é um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados, sendo depois a mensagem transferida.
Este protocolo usa por padrão a porta 25 numa rde TCP, ou 465 para conexão criptografada via SSL. A resolução DNS de um servidor SMTP de um dado domínio é possibilitada por sua entrada MX (MailExchange)
O sendmail foi um dos primeiros agentes de transporte de e-mail a implementar SMTP. Em 2001, havia, pelo menos, cerca de 50 programas que implementavam SMTP como cliente (emissor) ou Servidor (receptor). Outros servidor SMTP conhecidos são: Exim, Qmail, Postfix, Microsoft Exchange Server, e o mail da Apple disponíveis para usuários MAC e iOS.

TELNET
O protocolo TELNET é um protocolostandard de internet que permite a interface de terminais e de aplicação através da internet. Este protocolo fornece as regras básicas para permitir ligar um cliente a um servidor.
É um protocolo básico no qual se apoiam outros protocolos da sequencia TCP/IP (FTP, SMTP, POP3,...) as especificações da TELNET não mencionam autenticação porque o TELNET esta totalmente separado das aplicações que outilizam, alem disso, o protocolo TELNET é um protocolo de transferência de dados não seguros, o que quer dizer que os dados que veicula circulam as claras na rede. Quando o protocolo é utilizado para ligar um hospede distante à maquina na qual é aplicado como servidor, este protocolo e atribuído a porta 23.

ICMP
(Internet Control Message Protocol).
É um protocolo integrante do protocolo IPdefinido pelo RFC 792, é utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado. Os gateways devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando recebem datagramas que provoquem erros.
As mensagens ICMP geralmente são enviadas automaticamente quando:
- um...
tracking img