Protocolos de roteamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROTOCOLOS DE ROTEMANETO
Os protocolos são um conjunto de regras que define como duas entidades devem se comunicar, eles podem ser encontrados em diversos níveis de comunicação. Há protocolos dehardware e software.
Neste resumo serão abordados protocolos de roteamento dinâmico, RIP e OSPF, suas definições e funcionalidades.
Os roteadores possuem um sistema autônomo, ou seja, cadaroteador conhece todos os detalhes da sua própria região e não conhece a estrutura interna de outras regiões, quando eles querem propagar uma informação entre roteadores internos eles utilizam o protocoloInterior Gateway Protocol (IGP), e posteriormente utilizam o Border Gateway Protocol (BGP) para a propagação da informação entre roteadores externos.
Pode haver a utilização de dois protocolosdiferentes ao mesmo tempo em um único roteador, um para diálogo fora do sistema autónomo e outro para diálogo dentro do seu sistema autônomo. Irei relatar sobre os dois IGPs RIP e OSPF.
RIPRouting Information Protocol (RIP) é um dos protocolos de roteamento interno mais utilizado, o RIP foi construído para trabalhar com roteamento de informações entre máquinas em suas redes locais. Ele temcomo base o Broadcast, o roteador envia sua tabela para todos os roteadores vizinhos, em intervalos de 30 segundos. Este processo permite que os roteadores vizinhos atualizem suas tabelas e envie aosseus demais vizinhos. Essa atualização possui informações extraídas do banco de dados de roteamento atual do roteador.

Algoritmo de distância vetorial
O RIP usa o algoritmo de distância vetorial,ele cria uma tabela que contém as rotas possíveis dentro de um sistema autônomo. Ele usa essa tabela para escolher a melhor rota que vai ser utilizada, além de usar a métrica de contagem de saltospara medir distâncias. O valor máximo permitido é de 15 saltos, isso quer dizer que não pode ser utilizado em uma rede muito extensa, pois o máximo que um pacote pode rodar entre os rotadores é de 15...
tracking img