Protocolo udp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Centro Universitário Carioca
Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema
Arquitetura de Redes de Computadores


Componentes:
Eduardo / Hugo / Juacy / Vanderlei / Wellington




Apresentação sobre:

Protocolo de Transporte UDP









Rio de Janeiro
2011




Índíce



1. Considerações Iniciais ........................................... 3

2.Introdução ................................................................ 3

3. Estrutura de Segmento ......................................... 4

1. Endereçamento ................................................... 4

2. Multiplexação/Demultiplexação ........................ 5

3. Funcionamento/Implementação .......................... 6

1. Controle de Fluxo e Erro..................................... 6

2. Checksum ............................................................ 7

4. Por Que utilizar o UDP ? ...................................... 8

1. Qualidade do Serviço .......................................... 8

2. Serviços Oferecidos ............................................ 9

5. Considerações Finais........................................... 9




Considerações Iniciais

Visando no entendimento do conceito e funcionamento das redes de computadores, essa apresentação estará abordando sobre o protocolo chamado UDP, que embora não tenha um tratamento de informações robustas (comparada ao do TCP), mas compensa pelo fato proporcionar um rápido processamento dos dados, garantindo uma rápida transmissão entre os computadores deuma rede.

Introdução

O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não.
O protocolo UDP não é confiável. Caso garantias sejam necessárias, é precisoimplementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, acknowlegments, controle de fluxo, etc. Cada datagrama UDP tem um tamanho e pode ser considerado como um registro indivisível, diferentemente do TCP, que é um protocolo orientado a fluxos de bytes sem início e sem fim.
Também dizemos que o UDP é um serviço sem conexão, pois não há necessidade de manter um relacionamentolongo entre cliente e o servidor. Assim, um cliente UDP pode criar um socket, enviar um datagrama para um servidor e imediatamente enviar outro datagrama com o mesmo socket para um servidor diferente. Da mesma forma, um servidor poderia ler datagramas vindos de diversos clientes, usando um único socket.
O UDP também fornece os serviços de broadcast e multicast, permitindo que um único clienteenvie pacotes para vários outros na rede.
O cabeçalho UDP é extremamente simples, contendo apenas os números de porta, comprimento da mensagem e o checksum. O cabeçalho dos datagramas UDP é colocado a seguir ao cabeçalho IP.
|Porta origem |Porta destino |
|Comprimento da mensagem |Checksum |


Oscampos em laranja são opcionais. A porta de origem geralmente especifica a porta desejada de resposta, mas pode ser omitida. Isso tipicamente ocorre em comunicações broadcast ou mensagens de pânico, que notificam sobre a queda de um equipamento.
Estrutura de Segmento

• Endereçamento

Quando um processo de aplicação (por exemplo, um usuário) deseja estabelecer uma conexão com um processo deaplicação remoto, e necessário especificar a aplicação com a qual ele ira se conectar. Portanto, endereçamento é utilizado para definir os endereços de transporte que os processos podem ouvir para receber solicitações de conexão.

Um endereço IP compõe-se de uma quadra de números naturais na faixa de 0 (zero) a 255 – um byte, normalmente representado
por:
número . número . número . número...
tracking img