Protocolo lan e wan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Este trabalho tem como objectivo tentar listar alguns protocolos das LAN e das WAN integradas no modelo OSI e no modelo TCP/IP. Tem como objectivo mostrar as diferenças entre um router CISCO e um router doméstico.

Alguns conceitos chave:

Em informática Protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre doissistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.
Trama é um pacote de dados codificado para as características específicas de um determinado canal de transmissão.
Rede de área local ou LAN éuma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais definido seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada.
Rede de áreaalargada ou WAN é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente área alargada (WAN). A maior WAN que existe é a Internet. Em geral, as redes geograficamente distribuídas contém conjuntos de servidores, que formam sub-redes. Essas sub-redes têm a função de transportar os dados entre os computadores ou dispositivos de rede, permitindo comunicaçãode longa distância.
Protocolos Local Area Network (LAN)
Protocolo Internet IP é um protocolo usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados.Os dados numa rede IP são enviados em blocos referidos como pacotes ou datagramas (os termos são basicamente sinónimos no IP, sendo usados para os dados em diferentes locais nas camadas IP). Em particular, no IP nenhuma definição énecessária antes do host tentar enviar pacotes para um host com o qual não comunicou previamente.O IP oferece um serviço de datagramas não confiável (também chamado de melhor esforço); ou seja, o pacote vem quase sem garantias. O pacote pode chegar desordenado (comparado com outros pacotes enviados entre os mesmos hosts), também podem chegar duplicados, ou podem ser perdidos por inteiro.O IP é oelemento comum encontrado na internet pública dos dias de hoje. É descrito no RFC 791 da IETF, que foi pela primeira vez publicado em Setembro de 1981. Este documento descreve o protocolo da camada de rede mais popular e atualmente em uso. Esta versão do protocolo é designada de versão 4, ou IPv4. O IPv6 tem endereçamento de origem e destino de 128 bits, oferecendo mais endereçamentos que os 32 bitsdo IPv4.
TCP Transmission Control Protocol é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado para redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede. O TCP baseia-se na comunicação ponto a ponto entre dois hosts de rede. O TCPrecebe os dados de programas e processa esses dados como um fluxo de bytes. Os bytes são agrupados em segmentos que o TCP numera e seqüência para entrega. Estes segmentos são mais conhecidos como “Pacotes”. Antes que dois hosts TCP possam trocar dados, devem primeiro estabelecer uma sessão entre si. Uma sessão TCP é inicializada através de um processo conhecido como um tree-way handshake (algo como UmAperto de Mão Triplo). Esse processo sincroniza os números de sequencia e oferece informações de controle necessárias para estabelecer uma conexão virtual entre os dois hosts.
UDP User Datagram Protocol
Trabalha com datagramas (mensagens com comprimento máximo pré-fixado). A entrega não é garantida. Caso a rede esteja congestionada, um datagrama pode ser perdido e o UDP não informa esta...
tracking img