Protocolo igmp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES


• Comente sobre as protocolos IGMP versão 1, versão 2 e versão 3 ( suas principais características, controle de erros, segurança, dentre outros ).

IGMP

O IGMP - Internet Group Management Protocol, permite às estações agregarem-se
e abandonar grupos multicast. Enviando um relatório de associação ou parceria
(membership report) ao router de vizinhança imediata, uma estaçãoinforma o router
que deseja fazer parte de um grupo multicast. Os routers transmitem periodicamente
mensagens com interrogações de parceria (membership query) para determinar quais os "host groups" que têm membros nas suas redes diretamente conectadas.

Um host responde com um membership report para cada grupo ao qual pertence. Para
limitar o número membership reports, cada estação inicia umaespera de tempo aleatório depois de ter recebido o membership query.

As estações "vasculham" o meio tomando conhecimento dos relatórios de parceria enviados ao router; se um relatório é submetido para o grupo ao qual a estação pertence o seu tempo de espera expira, e cancela o seu relatório para o grupo. Este mecanismo assegura apenas um membership report é gerado por cada grupo.

Baseadonas informações das constituições dos grupos fornecidas através do IGMP, os routers estão capacitados para determinar que tráfego multicast (se houver algum) se deve encaminhar para as redes interligadas.

Quando o software aplicacional pede ao software de rede da estação para esta se juntar a um grupo multicast, uma mensagem IGMP é enviada ao router mais próximo (se o host não for já um membrodo grupo). Ao mesmo tempo, o endereço multicast de classe D do grupo ao qual se junta é mapeado como um endereço de baixo nível e a interface da rede é programada para aceitar pacotes para esse endereço. Por exemplo, se uma estação passa a integrar um grupo num interface Ethernet, os 23 bits mais baixos do endereço de classe D são mapeados aos 23 bits mais baixo do endereço Ethernet. Devido a estafiltragem de endereços multicast por hardware, um router não necessita manter uma lista detalhada das estações que pertencem a cada endereço de grupo, mas apenas esse membro, pelo menos, do grupo, está presente na sub-rede à qual se encontra vinculado.

IGMP v1
Uma das fraquezas da primeira versão do IGMP era a latência elevada associada com o término de sessões multicast. Depois do últimomembro de um grupo multicast numa sub-rede ter abandonado o grupo, os outros routers não são imediatamente notificados para deter a propagação de tráfego para o grupo. Esta demora era causada pelo IGMP esperando até que várias interrogações indicassem que não restavam membros na sub-rede, de um grupo em particular. No entanto, indesejavelmente, tráfego desnecessário seria encaminhado para a sub-rede.O custo deste envio inútil podia ser elevado, particularmente num segmento da Internet com largura de banda constrangida.
IGMP v2
A versão 2 do IGMP, apresenta alguns refinamentos que ajudaram a reduzir o overhead do protocolo. As mensagens de interrogação dirigidas a grupos específicos (Group Specific Query Message) permitem ao router interrogar grupos específicos nas redes onde estãodiretamente vinculados em vez de serem forçados a interrogar todos os grupos indiscriminadamente. Começando com a versão 2, o término de uma sessão multicast já não é feito de forma passiva. O último host de uma sub-rede a deixar o grupo multicast, transmite uma mensagem de saída de grupo (Leave Group) ao router na qual é indicado qual o grupo abandonado. Depois de verificar a partida com uma mensagem deinterrogação dirigida a esse grupo específico, o router notifica outros routers para cessarem o encaminhamento de tráfego para a sub-rede dirigido ao grupo.

IGMP v3
A versão 3 do IGMP vai mais longe na redução do overhead. A largura de banda será conservada pela mensagem Group-Source Report que permitirá às estações receber tráfego de fontes específicas de um grupo multicast. Em versões...
tracking img