Protese dentaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte da odontologia , uma ciência que lida com a reposição de tecidos orais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde oral. Aplicados à odontologia, são utilizados indistintamente os termos prostodontia e prótese dentária. O termo "prótese dentária" também é utilizado para se referir ao artefato que sepropõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
O estudo sobre prótese dentária tem a intenção de esclarecer como se classificam os tipos de próteses dentárias enfatizando a sua função e os devidos cuidados referentes a cada tipo.

1.0 OBJETIVOS:

1.1 OBJETIVO GERAL:

 Conhecer a fundo o assunto e conscientizar-se sobre a importância da reabilitação bucal.

1.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Entender como a prótese dentária incide na saúde psicológica do paciente que necessita da mesma.
 Reconhecer que a prótese dentária é fundamental para devolver as funções mastigatórias, a estética e até melhora a dicção.
 Esclarecer que cuidados e limpeza podem contribuir para maior durabilidade.






REFERENCIAL TEÓRICO

1.0 DEFINIÇÃO:

A prótesedentária tem como objetivo substituir uma dentição que ainda existe, mas em condições em que é irrecuperável; outro benefício é o fato de eventualmente eliminar a formação de bactérias e prevenir infecções advindas de uma dentição em mau estado.
A prótese dentária é apenas uma estrutura acrílica (com ou sem uma parte metálica) que se ajusta aos seus maxilares, fixando-se com a ajuda dos tecidos moles, daestrutura óssea adjacente e do vácuo.
São construídas através de um molde, por laboratórios de prótese dentária especializados e com recurso às mais modernas tecnologias.

2.0 CLASSIFICAÇÃO:

As próteses podem ser fixas ou removíveis. Ambas podem ser parciais (destinam-se a substituir um ou mais dentes) ou totais (destinam-se a substituição de todos os dentes). As fixas só podem ser totaisno caso de implantes.

2.1 PRÓTESE DENTÁRIA FIXA:

Recebe o nome de "fixa" porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que este a corte com o uso de equipamentos especiais. As próteses fixas podem ser só metálicas; revestidas por um plástico ou cerâmico, da cor dos dentes; de cerâmica; de resinas ou plásticos especiais.

2.1.1 Parciais fixas:

Antigamente chamadas“pontes”, são compostas de suportes, conectores e pônticos. As parciais fixas são destinadas a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ou em espaços desdentados. Os elementos que ficam suspensos são denominados ponticos. É preciso não confundir este trabalho com as coroas acrílicas (os chamado pivots) que são aplicados com o objetivo temporário e não tem qualificação nenhuma.A – Tipos de próteses parciais fixas:

 Suportadas em dentes naturais:
• Bilateral – suportada em um ou mais dentes naturais em cada extremidade.
• Cantilever – suportada por um ou mais dentes em uma extremidade somente.
• Ponte de fundição metálica unida à resina – usa retentor de resina unida fixada ao esmalte com ataque ácido; caracterizada por pouca ou sem remoção de estruturas dentais. Suportadas em implantes:
• Tipos de implantes em forma de parafusos, lâminas, cilindros usados como suportes.

2.1.3 Implantes:

Os implantes utilizam-se em casos de perda de um ou mais dentes quando se pretende efetuar próteses fixas. Neste caso funcionam como raízes naturais.
Usam-se ainda no caso de doentes desdentados em que a estrutura óssea e a mucosa bucal não permitam autilização de uma prótese total com conforto e estabilidade.


2.1.4 Cuidados e Limpeza:

A superfície proximal e a gengiva de um dente-suporte adjacente a um pôntico requer atenção especial.
Geralmente é indicada a escovação sulcular. A área da superfície do dente adjacente e abaixo da margem gengival deve ser mantida meticulosamente livre da placa bacteriana. Um dentifrício fluoretado é...
tracking img