PROTENSAO COM CORDOALHA ENGRAXADA

4647 palavras 19 páginas
27 a 31 de Maio de 2002 – Universidade de Brasília – UnB
Brasília, DF – Brasil

Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural

RECOMENDAÇÕES PARA SISTEMAS ESTRUTURAIS EM EDIFICAÇÕES COM A
UTILIZAÇÃO DE PROTENSÃO COM CORDOALHAS ENGRAXADAS

AUTOR /José Ricardo Brígido de Moura, Professor Titular da Universidade de Fortaleza, Brasil

RESUMO
Pretende-se neste trabalho, fornecer aos projetistas estruturais, construtores e arquitetos, informações que subsidiem a escolha de sistemas estruturais em que o concreto pretendido com cordoalhas engraxadas e plastificadas venha ser a opção estrutural adotada.
A pretensão não aderente, com esta tecnologia é chamada, é amplamente utilizada em edificações comerciais e residenciais nos Estados Unidos desde a década de 60, tendo sido introduzida no Brasil a partir de 1997, com o início da fabricação das cordoalhas no país.
Trata-se, portanto, de uma opção estrutural recente, não estando disponíveis no país dados técnicos para pré-dimensionamentos e estimativas de consumo dos materiais estruturais.
A partir da experiência do autor como projetista e Consultor em dezenas de edificações projetadas desde a implantação da tecnologia no país, são fornecidas informações sobre a utilização de vigas, de lajes planas maciças sem vigas (lajes lisas), de lajes protendidas apenas numa direção, de lajes nervuradas protendidas, de painéis planos com faixas de apoio protendidas e lajes internas nervuradas (protendidas ou não) e de placas para fundações (radiers) protendidas.
Para cada um desses sistemas estruturais estimam-se as dimensões necessárias, os consumos por m² de concreto, fôrma, aço duro (CP190), aço doce (CA50/60) e faz-se uma estimativa dos custos finais da estrutura proposta.
Finalmente, são mostradas e comentadas plantas e fotos de algumas dessas edificações.

X X X

J O R N A D A S

S U L - A M E R I C A N A S

D E

E N G E N H A R I A

E S T R U T U R A L

1.0 - INTRODUÇÃO.
Pretende-se

Relacionados