Grupotera

1463 palavras 6 páginas
instituto de ciências humanas, letras e artes- ichla curso de psicologia grupoterapia MARISTELA RANCAN

grupoterapia, CICLO VITAL E VÍNCULOS

NOVO HAMBURGO
2013
GRUPOTERAPIA, CICLO VITAL E VÍNCULOS
O ser humano é grupal por natureza. Esta necessidade de conviver em grupo pode ser observada nas mais variadas situações do dia a dia e em todos os ambientes que o sujeito circula. O grupo é formado por pessoas que estão ligadas de alguma forma numa constante de tempo e espaço.
O presente trabalho tem por objetivo refletir a partir de quatro artigos a importância dos grupos e dos vínculos nos diferentes momentos do ciclo vital, tais como gestação, infâcia e adolescência.
Grupo de gestantes: espaço de conhecimentos, de trocas e de vínculos entre os participates - Graziele Strada Sartori e Isabel Cristina Pacheco Vander Sand
O artigo traz para a reflexão que o ciclo vital é composto por inúmeros fatores desencadeadores de crises nas mais variadas fases da vida, e frente a isso, pode-se perceber que são nestes momentos de crise que o ser humano busca se envolver com grupos mais específicos, a gestação pode ser considerada um destes momentos.
Durante uma gravidez ocorrem inúmeras transformações físicas, psíquicas, sociais, culturais e até mesmo de identidade de homens e mulheres. Estas mudanças abrangem indivíduos, casais e famílias e exigem readaptações a um novo contexto de vida. A gravidez é sem dúvidas um momento de muitas modificações da mulher e dos que a cercam e a necessidade de adaptar-se a isso é sem dúvidas um forte gerador de ansiedades. O artigo aponta que o grupo é uma forma de diminuir esses sentimentos e fantasias.
Para a mulher gestante os impactos deste período são certamente os mais significativos, além das mudanças físicas começam a surgir medos decorrentes de como será o parto, quais serão as características do bebê, se ele será saudável, entre outras dúvidas. Neste momento pode ser pensado em um grupo

Relacionados

  • Material alternativo
    981 palavras | 4 páginas