Proteinas

Páginas: 2 (345 palavras) Publicado: 2 de março de 2013
As proteínas desempenham papéis extremamente importantes, na maioria dos processos biológicos, atuando como enzimas, hormônios, neurotransmissores, transportadores através das membranas celulares eoutros. O desenvolvimento de metodologias para determinar proteínas tem, cada vez mais, se tornado de fundamental relevância em várias áreas do conhecimento, como por exemplo, em análises clínicas,favorecendo o diagnóstico de certas doenças correlacionadas com a alteração da quantidade de proteínas nos fluidos biológicos; em nutrição animal, ressaltando o aproveitamento racional de nutrientes; emproblemas relacionados à nutrição humana, como obesidade, anorexia nervosa, desnutrição, devendo as dietas apresentar teor balanceado de proteínas; em tecnologia e ciências de alimentos, objetivando oaproveitamento racional da matéria prima e o melhoramento dos produtos novos e já existentes; em ecologia, relacionando o comportamento alimentar com a quantidade de proteína ingerida dos alimentos,favorecendo o entendimento dos vários aspectos da vida dos animais silvestres; e na área de química de proteínas objetivando purificar novas proteínas e enzimas (Zaia et al., 1998).
O princípio datécnica de dosagem de proteínas é baseado na adição de reagentes químicos nas amostras, ocorrendo uma mudança de coloração.Esta mudança de cor é medida com um espectrofotômetro ou leitor de microplaca.Após, os valores obtidos são comparados com uma curva padrão com valores de concentrações já conhecidos. Existem vários métodos de dosagem de proteínas, todos possuem suas vantagens e limitações,dependendo do tipo de proteína a ser pesquisada, dos componentes químicos contidos no tampão ou do equivalente de proteína disponível para o ensaio.
O método de Bradford  é uma técnica para a determinação deproteínas totais que utiliza o corante de "Coomassie brilliant blue" BG-250. Este método é baseado na interação entre o corante BG-250 e macromoléculas de proteínas que contém aminoácidos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteinas
  • proteina
  • Proteinas
  • Proteinas
  • proteinas
  • Proteinas
  • proteínas
  • proteinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!