Propulsor antimateria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propulsão de Pulso Nuclear Catalizado de
Antimatéria
Aluna: Rhayanne Paixão Leal
E-mail: rhayany_paixao@hotmail.com
Faculdade UnB Gama – Universidade de Brasília, Brasil.

resumoTornou-se necessário o uso de um novo meio de propulsão com o crescente desejo de exploração dos limites do espaço.
Para uma missão espacial tem-se usado o propelente químico, porém, são muito volumosos e muito pesados para uma longa missão envolvendo grandes distâncias. Surgem novas alternativas, como as propulsões nucleares e a iônica, que embora tenham suas vantagens com relação a propelentesquímicos, ainda demonstram ineficácia quando se relaciona a quantidade necessária com sua produção energética.
As atuais pesquisas envolvendo antimatéria, mais especificamente, expondo a questão da aniquilação de antiprótons, apontam que o valor energético gerado pela antimatéria e significativo e muito superior do que outros propulsores utilizados. Uma espaçonave alimentada por antimatéria irárequerer um volume menor no seu armazenamento do que uma espaçonave com propelentes típicos.
Quando se compara a propulsão por antimatéria com outros sistemas já utilizados e efetivados, percebe-se que com propulsão de antimatéria existe um grau menor de periculosidade de resíduos e menores subprodutos.
Em teoria, já que não existem dados de pesquisas já realizadas conclusas, em que realmentese produziu uma espaçonave movida a antimatéria, o uso desse tipo de propulsão viabilizaria missões espaciais em espaçonaves mais leves. As pesquisas realizadas atualmente sobre propulsão de antimatéria conta apenas com testes em pequena escala e teoria.
Existe agora uma necessidade em testar completamente o sistema de propulsão de antimatéria, e tentar chegar a uma conclusão plausível paraimpulsionar naves espaciais no espaço.
A ilimitação da exploração do campo cientifica de antimatéria é a crescente necessidade e um sistema propulsor com habilidades de fornecer alta tecnologia em grande escala, e gerar a possibilidade de exploração espacial idealizada por muitos cientistas.
Palavras-Chave: Antimatéria; Propulsão; CERN.

IntroduçãoO setor aeroespacial entra no cenário de desenvolvimento atual como o próximo grande mercado. O espaço orbital ao redor da terra oferece oportunidades ímpares de exploração, tanto no aspecto militar, como no âmbito comercial. O alto custo desses lançamentos associado a orbita e a ineficiência de propulsores químicos já demonstrou sua inadequação para atingir a órbita em custos baixos.
Umasolução alternativa é o desenvolvimento de propulsores mais eficientes, e a propulsão nuclear com partículas de antimatéria tem grande potencial para ser este sistema.
Existem motivos consistentes para a realização de uma missão espacial, que vão desde exploração para entendimento dos questionamentos sobre as ciências e fenômenos que presenciamos, como para lançamento de sistemas tecnológicos queimpulsionam o mercado de telefonias, GPS (Sistema de Posicionamento Global) e monitoramento ambiental, entre outros. Mas um dos principais motivos que iremos discorrer diz respeito a missões espaciais em espaçonaves tripuladas com um propulsor de antimatéria, que podem impulsionar a corrida para exploração de outros planetas e viabilizar a possibilidade de habitá-los.
Por ter sua capacidade decombustível limitado, assim como sua eficiência, as atuais espaçonaves não possibilitam destinos como Marte e Alpha Centauri, pois seriam necessárias grandes quantidades de combustível, o que acaba limitando a carga de naves espaciais e também os recursos que podem ser acoplados a um sistema tão complexo e com tantos com tantos componentes.
A NASA (National Aeronautics and Space Administration) tem...
tracking img