Inventos da humanidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRANDES INVENÇÕES DA HUMANIDADE
– SÉCULOS XX E XXI –

Linha de Montagem (1901)
        Esse sistema industrial revolucionário teve início com Ransom Eli Olds. Em março de 1901, a fábrica de Olds foi destruída por um terrível incêndio, onde sobrou apenas um único modelo automobilístico. Olds ficou concentrado na produção deste modelo e em pouco tempo tinha mais encomendas do que era capaz deproduzir. Para suprir suas encomendar, ele bolou um engenhoso sistema de “linha de montagem” para os automóveis e passou o restante do ano de 1901 trabalhando em seu projeto. A técnica foi totalmente eficaz e aumentou radicalmente a produção. Anos depois, outras empresas adotaram o sistema de Olds, e ainda hoje quando máquinas já substituíram a mão de obra humana, todo processo de produção seapóia em algum tipo de linha de montagem.

Radioterapia (1901)
        A mais de cem anos a radioterapia vem sendo usada para o tratamento de câncer. Tudo começou quando Röntgen descobriu os raios X e Becquerel a radioatividade, assim não demorou muito para que a medicina pusesse essa fonte de energia recém-descoberta para trabalhar, seu primeiro uso terapêutico ocorreu antes da virada para oséculo XX. As primeiras experiências eram resumidamente toscas, mas mesmo assim houveram relatos de cânceres controlados ou mesmo curados por essa técnica. Após a quantificação da dosagem de radiação associada à experimentação com animais, tornou mais seguro o uso terapêutico da radiação, abrindo novas portas perspectivas na luta contra o câncer. Novos aparelhos também foram surgindo, os quaispropiciaram maior penetração nos tecidos e, conseqüentemente, o tratamento de uma gama mais variada de tumores.

Transmissor de rádio (1901)
            Reginald Fessenden é conhecido por descobrir a Modulação de Amplitude (A.M.) e pela explanação de seu principio científico. Com o principio da heterodinação ele pôs em prática a idéia de misturar dois sinais de alta freqüência para transportar as baixasfreqüências da voz humana. No receptor um oscilador local geral uma freqüência um dado valor acima da freqüência da estação emissora de modo que em todo o dial de sintonia a freqüência batimento dos dois sinais, através da diferença das duas freqüências seja constante. Essa freqüência de batimento, chamada freqüência intermediária, conserva a modulação de amplitude do áudio original da estaçãoemissora, de modo que fica fácil utilizando esse processo de modular o sinal para extrair o áudio. Fessenden ficou fascinado com a idéia da telegrafia sem fio quando era criança quando viu Bell demonstrar a sua invenção do telefone. Ele indagou a si mesmo se a partir daquele ponto se não se poderia transmitir a voz humana sem o auxilio de fios. No natal de 1900, transmitiu sua primeira mensagem,exatamente seis meses após o experimento público de Landell em junho de 1900 em São Paulo. Seis anos mais tarde Fessenden criou a primeira estação de Rádio emitindo da Brant Rock Station, Massachussets. A bordo de navios as pessoas puderam ouvir o próprio Fessenden tocando seu violino: A “Holly Night” e lendo uma passagem da Bíblia. Fessenden foi um cientista muito criativo e muito importante nodesenvolvimento das telecomunicações. Registrou mais de 200 patentes. E, apesar disso, não é muito lembrado como deveria.

Lâmpada a vapor de mercúrio (1901)
        Após alguns cientistas alemães terem feitos descobertas a respeito do vapor de mercúrio, o engenheiro elétrico americano Peter Cooper Hewitt fez experiências com tubos e conseguiu obter uma abundante e desagradável luz verde-azulada.Parte dela era ultravioleta, porém seus efeitos perigosos foram minimizados sendo revestidos em tubos com uma substância química fluorescente que a absorveu e emitiu a energia em comprimentos de ondas maiores. Cooper patenteou sua lâmpada que foi precursora da moderna iluminação fluorescente.

Aspirador de pó (1901)
        O aspirador de pó foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico Hubert...
tracking img