Propriedades medicinais dos citros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPRIEDADES MEDICINAIS DOS CITROS


1. LARANJA (Citrus sinensis)

A laranja é muito conhecida por ser umas das principais fontes de vitamina C (duas laranjas por dia fornecem a quantidade de que o organismo precisa), que fornecida ao nosso organismo, auxilia na resistência a infecções, na cicatrização de feridas e queimaduras, além de beneficiar a gengiva. Entretanto, muitos outrosbenefícios ainda são proporcionados pela laranja, através do cálcio no fortalecimento da estrutura óssea, do fósforo na absorção da glicose, das fibras no funcionamento intestinal, da pectina na redução do colesterol e dos sais minerais na neutralização do ácido úrico. Assim, o consumo da laranja reduz o risco de enfarto, de dores reumáticas e da gota.
No fruto também é encontrado potássio, cálcio,fósforo, fosfato, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B (B12) e fibras. Além disso, contém açúcares simples, que são facilmente assimilados pelo organismo. A quantidade de seus nutrientes difere conforme a variedade da fruta, porém, de forma geral, qualquer tipo de laranja contém quantidades apreciáveis de sais minerais. Da flor e da folha extraem-se óleos e essências usados na medicina caseira.
Avitamina C, o nutriente mais importante da laranja, se oxida e se perde com muita facilidade. Por isso, deve-se tomar alguns cuidados para evitar que isso aconteça:
- evitar consumir laranjas muito maduras. Elas devem estar no ponto certo de maturação.
- só descasque a laranja na hora em que for consumi-la (a vitamina C começa a desaparecer quando a polpa entra em contato com o ar). Da mesmamaneira, não guarde o suco de laranja, mesmo que seja na geladeira. Se a fruta não consumida na hora, retire a casca, mas deixe a parte branca que funciona como uma proteção.
- para cortar a laranja, use somente faca de aço inoxidável. Outros metais oxidam a vitamina C.
- o suco da laranja deve ser servido fresco e gelado. Aquecido, ele perde a vitamina C. Por isso, as receitas à base delaranja não podem ser consideradas fontes dessa vitamina.
- quanto mais ácida for a laranja, maior é o seu conteúdo de vitamina C.

1.1.PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possuem minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes, pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina,encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.
 A laranja pode ser consumida ao natural ou transformada em compotas, geléia, bebidas e licores.
 Quando fresco, o suco de laranja possui alto teor de vitamina C, ácidos orgânicos, flavonóides e açúcares, sendo muito eficaz no combate de resfriados e da fragilidade capilar.
 A flor possui propriedadescalmantes e a folha propriedades excitantes.
 A casca também possui varias propriedades medicinais, sendo indicada como tônico e digestivo.

1.2. COMPOSIÇÃO

Vitamina C
Fortalece a mucosa e auxilia o trabalho das células de defesa do organismo, por isso diz-se popularmente que combate a gripe. Como aumenta o metabolismo e inibe a produção de melanina, é indicado para quem quer ter a pelebonita e saudável.
Vitamina A
Evita o ressecamento da pele e da mucosa. A sua falta afeta a visão noturna.
Vitamina E
Aumenta a circulação sanguínea, sendo indicado para quem sofre com o frio. A sua falta causa diminuição dos reflexos e da sensibilidade.
Ácido cítrico
É essencial na decomposição do ácido láctico, que causa o cansaço. Auxilia na absorção dos nutrientes e cálcio. Alimentosricos em ácido cítrico ajudam a abrir o apetite.
Potássio
Essencial para manter equilibrada a quantidade de sal no organismo, auxilia no combate à pressão alta.
Fibras
Presente na forma de pectina, na parte branca da casca. As fibras ajudam na digestão, combatendo o intestino preso. Atrasa a absorção de açúcar pelo organismo e auxilia na manutenção da pressão.

Partes utilizadas: Casca do...
tracking img