Polietileno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Polietileno

O polietileno (ou polieteno, de acordo com a denominação oficial da IUPAC) é quimicamente o polímero mais simples. É representado pela cadeia: (CH2-CH2)n. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comum. É quimicamente inerte. Obtém-se pela polimerização do etileno (de fórmula química CH2=CH2, e chamado de eteno pela IUPAC), deque deriva seu nome.
CH3-CH3 (g) + calor  →  CH2=CH2 (g) + H2 (g)
A reação descrita acima tem como produto o etileno, um monômero que dará origem ao polietileno, em uma reação em cadeia. A ligação dupla do etileno é quebrada com a ajuda de catalisadores e do aquecimento e dá origem a dois radicais • C. O elétron desemparelhado do carbono o torna altamente reativo, e começa a reação depolimerização: os radicais ganham elétrons se unindo a outros radicais e assim vão se formando as extensas cadeias poliméricas.
Este polímero pode ser produzido por diferentes reações de polimerização, como por exemplo a polimerização por radicais livres, polimerização aniônica, polimerização por coordenação de íons ou polimerização catiônica. Cada um destes mecanismos de reação produz um tipo diferente depolietileno.

História

O polietileno foi sintetizado pela primeira vez pelo químico alemão Hans Von Pechmann, que, acidentalmente, o preparou em 1898 enquanto aquecia diazometano. Quando seus colegas Eugen Bamberger e Friedrich Tschirner caracterizaram a substância gasosa e branca criada, descobriram grandes cadeias compostas por -CH2- e o denominaram "polietileno".
Em 27 de Março de 1933, opolietileno foi sintetizado tal como o conhecemos atualmente, por Reginald Gibson e Eric Fawcett, na Inglaterra, que trabalhavam para os Laboratórios ICI. Isto foi possível aplicando-se uma pressão de cerca de 1400 bar e uma temperatura de 170 °C, onde foi obtido o material de alta viscosidade e cor esbranquiçada que se conhece atualmente.

Classificação


PEBD (em inglês conhecido como LDPEou PE-LD): Polietileno de Baixa Densidade;
É o resultado da polimerização do etileno que produz uma estrutura ramificada de monômeros em pressões e temperaturas altas. Se funde a uma temperatura entre 104º e 120ºC, e se queima a 300ºC. Tem aspecto translúcido, opaco, de alta espessura e um toque parafínico. Não é tóxico, e é totalmente insolúvel na água, sendo fracamente permeável ao vapord'água. Muito utilizado no processo de extrusão para fabricação de película.



PEAD (em inglês conhecido como HDPE ou PE-HD): Polietileno de Alta Densidade;
É o resultado da polimerização do etileno que produz uma estrutura linear de monômeros em pressões e temperaturas baixas, como mostra a foto anterior. É mais rígido e mais opaco que o LDPE e amolece entre 130º e 140ºC, possuindo boaresistência a choques térmicos e baixas temperaturas. Bem mais permeável a gases que o LDPE, e sua permeabilidade ao vapor d'água é quase nula. Ambos são produzidos em grânulos.
A produção de um bom PEAD depende da seleção do catalisador.


Aplicações

• PEBD:
o Bolsas de todo tipo: supermercados, boutique, panificação, congelados, industriais, etc.
o Embalagem automática dealimentos e produtos industriais: leite, água, plásticos, etc.
o Stretch film;
o Garrafas térmicas e outros produtos térmicos;
o Frascos: cosméticos, medicamentos e alimentos;
o Mangueiras para água;
• PEAD:
o Frascos para: detergentes, shampoo, etc;
o Bolsas para supermercados;
o Caixotes para peixes, refrigerantes, cervejas;o Frascos para pintura, sorvetes, azeites;
o Tambores;
o Tubulação para gás, telefonia, água potável, lâminas de drenagem e uso sanitário;
o Também é usado para recobrir lagoas, canais, fossas de neutralização, contra-tanques, tanques de água, lagoas artificiais, etc.



Processamento

O polietileno é usado para diferentes tipos de produtos...
tracking img