Propriedades mecanicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades Mecânicas
Resistência Mecânica:
A resistência mecânica no campo da mecânica dos sólidos é entendida como a força resultante da aplicação de uma força sobre um material. É a deformaçãodo material que gera a força resultante, na medida direta de seu módulo de elasticidade. Na engenharia, a resistência mecânica de uma estrutura é a sua capacidade de suportar as solicitações externassem que estas venham a lhe causar deformações plásticas.
Rigidez:
Muitos metais são empregados devido à sua rigidez. Contudo, quase todos os metais puros são bem moles. Para se obter um metal duro eresistente, é preciso que se adicione a eles outro elemento. Por exemplo, o metal útil de emprego mais antigo não foi o cobre e sim o bronze, uma liga de cobre com estanho. Do mesmo modo, o ferro nuncaé usado em seu estado puro, mas como algum tipo de aço. A maleabilidade do metal puro decorre de imperfeições na rede cristalina composta por seus átomos. Mesmo sob as mais rigorosas condições, éimpossível, para qualquer material, crescer com forma cristalina absolutamente regular. Sempre haverá átomos em lugares indevidos ou ausentes, formando lacunas na rede. Quando a solidificação é rápida,como ocorre quando o metal fundido é resfriado num molde, o número de imperfeições é ainda maior. Submetidas a esforços de flexão ou cisalhamento, tais imperfeições podem mover-se e permitir que o metalmude facilmente de forma. Os átomos estranhos de elementos que constituem a liga normalmente possuem tamanho diferente daquele dos átomos da matriz e não se encaixam com facilidade em sua redecristalina. Assim sendo, tendem a se localizar nas irregularidades da rede, ou seja, nos pontos em que ocorrem as imperfeições. O efeito que produzem é o de impedir as imperfeições de se moverem, aumentandoassim a rigidez do metal.

Ductilidade:

Representa uma medida do grau de deformação plástica que foi suportado ate o momento da fratura. Um material frágil e aquele que experimenta deformação...
tracking img