Propriedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.B. Domingos Barbosa Cabral
Trabalho
De
Química

Nome: Tiago F. Cunha
Professora: Renata de Figueiredo Martins
Disciplina: Química
Conteúdo: Propriedades Coligativas
Serie: 2º E.M.Turma: 89

Propriedades coligativas

*Tonometria
*Ebuliometria
*Crionometria
*Pressão Osmótica

Introdução
Nesse trabalho vou falar das quatro propriedades coligativas da química que são:Tonometria, Ebuliometria, Crionometria e Pressão Osmótica. Onde mostro as teorias e formulas para cálculos, assim tentando fazer com que entendam o conteúdo.



Tonometria
Esta propriedadecoligativa estuda a diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente causada pela adição de um soluto não-volátil. As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir dapresença de um soluto não-volátil e um solvente.

A fórmula para o cálculo da Tonometria segue abaixo:

Δp = P2 – P, onde:

P = pressão de vapor da solução
P2 = pressão de vapor do solvente

Quandoum líquido entra para o estado de vapor, estabelece novas interações, sendo que a quantidade de solvente presente nesta nova fase vai determinar a chamada pressão de vapor. A pressão de vapor de umasolução corresponde à quantidade de solvente na fase gasosa e existe uma relação entre o abaixamento da pressão máxima de vapor e o número de mols do soluto presente em uma solução. Levando em contaeste conceito podemos estabelecer o seguinte:

Quanto maior for o número de mols do soluto não-volátil na solução, maior será o abaixamento da pressão máxima de vapor.

Sabe-se que toda solução tendea um equilíbrio, e este pode ser atingido se considerarmos a Lei de Raoult: a pressão de vapor de um solvente em uma solução é igual ao produto da pressão de vapor do líquido puro presente nestasolução, se considerarmos a fração molar do líquido. Veja a fórmula que permite calcular esse princípio:

p2 = p0 • x2

Onde:

p2 = pressão de vapor do líquido na solução
p0 = pressão de vapor...
tracking img