Propriedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

São chamadas de propriedade coligativas das soluções aquelas que se relacionam diretamentecom o número de partículas de soluto que se encontram dispersas (dissolvidas) em um determinadosolvente.Durante o estudo de cada umas das propriedades coligativas, será necessário sempre comparar o comportamento da solução com o respectivo solvente puro.Para ilustrar um exemplo de talcomparação, verifique que ao se aquecer a água pura, ao níveldo mar, a temperatura de ebulição da água (solvente puro) é igual a 100ºC. No entanto, quando seaquece uma solução aquosa de NaCl, percebe-se que o ponto de ebulição da água sofre umaumento.A elevação do ponto de ebulição da água na solução aquosa foi ocasionada pela presença dosoluto. Com isso, percebe-se que a adição de um soluto irá produzirefeitos em alguma propriedadesfísicas de um solvente, que são: aumento do ponto de ebulição, diminuição do ponto decongelamento, diminuição da pressão de vapor, aumento da pressão osmótica.Tais efeitos são conhecidos como efeitos coligativos, dependem exclusivamente deconcentração (quantidade) de partículas que sem encontram dispersas em um solvente. Os efeitoscoligativos definem as quatropropriedades coligativas importantes que serão apresentadas em nosso estudoSão elas:
•Tonoscopia
•Ebulioscopia
•Crioscopia
•Osmometria

PROPRIEDADES COLIGATIVAS


É comum vermos colocarem sal para ajudar a derreter neve (e impedir que se forme novamente) em estradas, a fim de que se evitem acidentes. Colocando um punhado de açúcar em água fervendo, ela pára de ferver e precisa ser maisaquecida para que volte à fervura. Por que isso acontece? O que faz com que tais fenômenos ocorram? Resposta: Tudo se deve às propriedades coligativas. Mas, de princípio, convém definir o que são elas, certo?
Bem, propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza da solução.Isso significa dizer que a quantidade, e não a qualidade, das partículas que estão dispersas na solução é que irá influir na mudança nas propriedades (ou efeitos) coligativas. Os quatro efeitos coligativos são: Tonometria, Ebuliometria, Criometria e Osmometria. Os três primeiros foram estudados por Raoult, enquanto que o último foi estudado por Van’t Hoff.

Tonoscopia
Tonoscopia éuma propriedade coligativa que constitui na diminuição da pressão máxima de vapor (PMV) de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não-volátil, ou seja, em relação à pressão de vapor de um solvente puro, pode-se dizer que sempre ela será maior do que a pressão de vapor de uma solução. Isso decorre do fato de que as partículas do soluto roubam energia cinética das moléculas do solvente,impedindo que parte destas ganhem o estado de vapor. As partículas dispersas constituem uma barreira que dificulta a movimentação das moléculas do solvente do líquido para a fase gasosa. Esse vapor entrará em equilíbrio com o líquido que é o que chamamos de “Equilíbrio Dinâmico”.
A diferença entre a pressão máxima de vapor do solvente puro e a pressão máxima de vapor do solvente em soluçãodenomina-se abaixamento da pressão máxima de vapor. Com isso, é possível estabelecer a seguinte condição para as soluções: quanto maior a quantidade de partículas em uma solução, menor será a sua pressão de vapor.
O abaixamento da PMV (DP) depende da temperatura. Ao quociente entre o abaixamento da pressão máxima de vapor (DP) e a pressão máxima de vapor do solvente puro (PO) damos o nome deabaixamento relativo da pressão máxima de vapor. Este independe da temperatura, porque a variação desta provoca uma variação de DP e p, da mesma magnitude, não alterando o quociente, desde que o soluto seja não-volátil.
Segundo a Lei de Raoult, a variação da pressão de vapor de uma solução diluída de um soluto não-volátil e não-iônico, é igual ao produto da pressão máxima de vapor do...
tracking img