Propriedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios sobre Propriedades Coligativas
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Cesgranrio 2004) É muito comum o uso de aditivos químicos para a preservação e conservação de produtos alimentícios por um tempo maior e, também, para melhorar o aspecto visual, o odor e o sabor de alimentos. Dois bons exemplos são o processo de salgamento da carne e a utilização de fermentos químicos e biológicos nas massaspara bolos. Os microorganismos presentes na carne são a causa da decomposição natural. Com o processo de salgamento, o meio se torna hipertônico e, por isso, ela se conserva por um tempo maior. Já a utilização de fermentos químicos à base de bicarbonato de sódio (hidrogeno carbonato de sódio) faz com que a massa cresça em virtude do gás carbônico oriundo do fermento, o que torna o bolo maissaboroso e atraente. 1. A conservação da carne pelo processo citado impede o desenvolvimento de agentes decompositores que morrem em decorrência da(o): a) osmose, pois as suas células desidratam. b) osmose, pois as suas células ganham água provocando o rompimento da membrana plasmática. c) difusão, pois a perda de sais de suas células torna o meio intracelular mais hipotônico. d) difusão facilitada,pois a perda de sais de suas células torna o meio mais hipotônico. e) transporte ativo, pois as suas células ganham sais tornando o meio intracelular hipertônico. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufrn 2005) Um béquer de vidro, com meio litro de capacidade, em condições normais de temperatura e pressão, contém 300 mL de água líquida e 100 g de gelo em cubos. 2. Adicionando-se, nesse mesmo béquer, umaporção de sal de cozinha (NaCØ), deve-se esperar que, durante a dissolução, ocorra a) aumento da fase sólida. b) elevação da temperatura. c) abaixamento da temperatura. d) diminuição da fase líquida. 3. (Uem 2004) Considere duas soluções A e B. A solução A é constituída de 1,0 L de AØ‚(SO„)ƒ(aq) 0,15 mol/L e a solução B é constituída de 1,0 L de Ba(NOƒ)‚(aq) 0,15 mol/L. Sabendo-se que os sais estão100% ionizados nas soluções e que ambas estão ao nível do mar, assinale o que for correto. 01) A solução A possui menor temperatura de congelação do que a solução B. 02) A solução B entra em ebulição a uma temperatura menor do que a solução A. 04) A solução A possui maior pressão osmótica que a solução B. 08) Misturando-se as duas soluções, a concentração de íons Ba£® é de 0,30 mol/L. 16) Umasolução de glicose 0,15 mol/L apresentará efeito coligativo superior ao da solução A. 32) Crioscopia é a propriedade coligativa que corresponde à diminuição da pressão de vapor de um líquido. 4. (Ita 2004) São preparadas duas misturas: uma de água e sabão e a outra de etanol e sabão. Um feixe de luz visível incidindo sobre essas duas misturas é visualizado somente através da mistura de água e sabão.Com base nestas informações, qual das duas misturas pode ser considerada uma solução? Por quê?

Química Sem Segredos
www.quimicasemsegredos.com

1

5. (Pucmg 2004) Sejam dadas as seguintes soluções: I. solução a 1,8 % p/v de glicose (C†H ‚O†). II. solução 0,56 g/L de hidróxido de potássio (KOH). III. 500 mL de solução de sulfato de sódio (Na‚SO„) que apresenta 14,2 gramas de sal dissolvido.Sobre essas soluções, assinale a afirmativa INCORRETA. a) As soluções I, II e III apresentam uma concentração mol/L, respectivamente, igual a 0,1, 0,01 e 0,2. b) A solução I apresenta a menor temperatura de ebulição. c) A solução III apresenta a menor pressão de vapor. d) A ordem crescente de suas temperaturas de congelamento é III < I < II.

6. (Ufc 2004) Durante o processo de produção da"carne de sol" ou "carne seca", após imersão em salmoura (solução aquosa saturada de cloreto de sódio), a carne permanece em repouso em um lugar coberto e arejado por cerca de três dias. Observa-se que, mesmo sem refrigeração ou adição de qualquer conservante, a decomposição da carne é retardada. Assinale a alternativa que relaciona corretamente o processo responsável pela conservação da "carne de...
tracking img