Idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A velhice é a etapa da vida que se deve ter maior atenção, pois é a fase do descanso, do envelhecimento, do esquecimento, onde é preciso relaxar e aproveitar de forma calma o resto da vida. Depois de ter cuidado de tantas coisas e ter cumprido tantas obrigações, mas muitas vezes não é assim que acontece, os idosos são agredidos, tanto verbalmente como pscicologicamente, sendo osprincipais agressores as pessoas mais próximas, familiares, vizinhos e cuidadores. Existem alguns meios de amenizar essa fatalidade, uma delas é ligar para as Organizações que prestam atendimento especializado à população idosa, como O CIAPPI- Centro Integrado de Atenção e Prevenção à violência contra a pessoa idosa, um centro na cidade do Recife, na qual visitamos e acompanhamos como funciona mais oumenos o seu trabalho. É preciso ter mais amor, carinho, cuidado, compreensão e paciência com os idosos, pois são eles que iniciaram tudo para nós, deram os primeiros cuidados e até mesmo a sabedoria, o conhecimento, então seria pelo menos uma questão de bom senso da parte mais jovem tratar com mais respeito os idosos, como uma forma de agradecimento e retribuição por tudo que já foi feito.Idosos
Envelhecer, ficar mais velho, ser mais experiente, amadurecer. São essas algumas definições que ouvimos de muitas pessoas quando tratamos desse assunto do idoso. Para compreender a diferença entre a vida do idoso ontem e hoje é necessário entender que os idosos de hoje estão em maior evidência que os idosos de ontem. Nos dias atuais, os idosos são fruto de pesquisas, elaboração de produtosespeciais só para eles, criação de programas especiais e cada dia mais na medicina busca-se maneiras de encontrar a fórmula da longevidade.
Houve um grande aumento da população idosa não só em nosso país como no mundo todo, assim os idosos são hoje uma fatia maior da população, graças a qualidade de vida, a tecnologia e entre outras, além disso, a saída das zonas rurais para os grandes centrostrouxe grande diferença entre os novos idosos e os velhos idosos, pois, os idosos de antes tinham uma vida no campo acompanhada de um trabalho árduo, um convívio mais próximo das atividades com a terra, seus exercícios eram da capinagem a colheita, longas caminhadas, esportes que não lhes ofereciam muita segurança quanto às lesões, oferecendo assim menos qualidade de vida e consequentementediminuirá sua longevidade. Até por que a qualidade de vida não era tão boa como encontramos hoje, principalmente em relação à atividade física, hoje os idosos se desenvolvem mais.
Os avanços tecnológicos, avanços médicos, aumento dos profissionais e modalidades da saúde e as conveniências comerciais são alguns fatores que colaboram para o aumento da longevidade dos idosos. Temos muita tecnologia nosdias atuais que facilitam muito a vida de todos, quanto aos idosos a tecnologia auxilia para que estes não forcem tanto seu corpo evitando lesões.As práticas físicas minimizam totalmente impactos e se tornam um chamariz para que os idosos pratiquem atividades, o que leva a grandes melhorias na sua saúde e evita as doenças que podem acometê-los levando a incapacidade funcional.
Os avanços médicossão importantes, pois quanto mais a medicina avança, melhores serão os tratamentos para evitar as doenças e assim amenizar os efeitos do envelhecimento. O aumento dos profissionais da saúde e os serviços prestados por estes podem aumentar a qualidade de vida dos idosos, alguns profissionais desenvolvem o home care (atendimento em casa), assim o idoso não precisa sair de casa e sua saúde é tratada damelhor forma, isso demonstra que se evolui a maneira de cuidar do idoso perto do que era com o velho idoso. E as conveniências comerciais auxiliam a vida do idoso tornando-a mais prática, e mais uma vez diminui o trabalho para esta população.
A violência contra os idosos está sendo muito comum nos dias de hoje, onde os principais agressores são as pessoas mais próximas, familiares, vizinhos,...
tracking img